Nesta sexta-feira, 7, a Secretaria de Saúde de Venâncio Aires recebeu a confirmação do primeiro caso da variante Ômicron do coronavírus. O município tinha seis casos em análise. Os outros cinco testes de PCR – de um viajante e quatro pacientes hospitalizados – seguem sendo averiguados no Laboratório Central do Estado (Lacen), que realiza o sequenciamento genético das amostras para identificar se são da nova cepa.
Conforme a assessoria de imprensa da Prefeitura, a paciente diagnosticada com a variante é uma profissional da saúde, que não teve contato com pessoas de fora do município. As amostras foram enviadas na semana passada e no início desta semana. Nesta sexta, a Capital do Chimarrão também registrou 63 casos de Covid-19, todos diagnosticados por teste antígeno.
Segundo a atualização feita, na tarde de hoje, pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e pela Vigilância Epidemiológica, o município tem seis pacientes internados por causa da doença. São três pessoas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e três no setor clínico da casa de saúde venâncio-airense. Além disso, 227 pessoas se recuperam da doença em isolamento domiciliar e 12 pacientes aguardam pelo resultado do exame PCR. Nesta semana, foram confirmados 251 casos de coronavírus em Venâncio Aires.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a variante foi identificada originalmente na África do Sul e é apontada como a responsável pelo súbito aumento de casos em vários países. Esse aumento nos casos também já é percebido no RS nas últimas semanas.
Boletim diário
- Total de pacientes infectados – 10.845
- Total de pacientes recuperados – 10.475
- Em recuperação domiciliar – 227
- Óbitos – 137
- Internações – 6 (3 na UTI e 3 no setor clínico)
- Pacientes aguardando resultado do exame PCR – 12