Venâncio Aires habilita dez leitos de UTI para o Hospital São Sebastião Mártir

-

O secretário de Saúde de Venâncio Aires, Ramon Schwengber, confirmou nessa sexta-feira, 11, que o Município encaminhou a habilitação de dez novos leitos para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). De acordo com ele, o processo precisou ser muito ágil, já que a informação da disponibilidade dos leitos foi repassada na quarta-feira, 9. “Fui adicionado em um grupo de WhatsApp de secretários de Saúde do Rio Grande do Sul e informado sobre este assunto. A resposta precisa ser rápida e, dessa forma, imediatamente fiz contato com a diretoria do hospital. De um dia para o outro fechamos consenso de que não poderíamos perder a oportunidade que se apresentava”, declarou.

Conforme Schwengber, o Ministério da Saúde está oportunizando a habilitação de novos leitos em razão do enfrentamento à Covid-19, “mas a grande notícia é que estes novos leitos vão permanecer à disposição quando a pandemia terminar”. Desde 2013, segundo o secretário, o HSSM opera com dez leitos de UTI. Em 2020, por conta do avanço do coronavírus, foram habilitados oito leitos para atendimento da demanda de pacientes infectados pela doença que precisam de tratamento contínuo, elevando a capacidade para 18. A estes, serão acrescidos mais dois, com o número de leitos subindo para 20. “Se não habilitássemos mais leitos, após a pandemia voltaríamos a ter dez, uma vez que os oito provisórios seriam eliminados. Agora, serão 20 mesmo depois que tivermos superado a Covid-19”, esclarece o titular da Saúde.

Necessidade e demanda

Ainda de acordo com o secretário, “a grande notícia é que os dez novos leitos poderão ser utilizados de acordo com a necessidade e demanda do hospital”. Conforme ele, os leitos poderão servir tanto à UTI adulta, quando à UTI Neonatal, por exemplo. “São recursos assegurados para 2021. Mesmo se os leitos não estiverem sendo ocupados por pacientes, o Ministério da Saúde estará repassando R$ 1,6 mil por dia, por leito, para a manutenção. Há, inclusive, a possibilidade de que este valor seja repassado em parcela única”, comentou. Schwengber ressaltou que, agora, a Secretaria de Saúde e o HSSM irão trabalhar em conjunto para consolidar a habilitação. “Estou encerrando o meu período como secretário de Saúde e me sinto muito feliz de trazer uma informação destas. Vamos trabalhar até os 45 do segundo tempo”, concluiu.

“Em relação aos leitos provisórios, todos os meses precisamos renovar a habilitação. Os dez novos leitos vêm com habilitação permanente, ou seja, são recursos garantidos e que serão integralizados ao teto de média e alta complexidade, o nosso teto MAC.”

RAMON SCHWENGBER – Secretário de Saúde

Para entender melhor

• Antes da pandemia de coronavírus, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) tinha dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis. Com a escalada do número de pacientes infectados que precisavam de tratamento em leitos de terapia intensiva, com respirador, foram habilitados, em caráter provisório, mais oito leitos, em parceria com o Governo do Estado e com o Governo Federal.

• Assim que o coronavírus estiver controlado, os oito leitos provisórios serão eliminados, no entanto a instituição vai contar com os novos dez leitos que estão sendo habilitados. Ou seja, depois da pandemia, o HSSM contará com 20 leitos de UTI, o dobro de sua capacidade normal. E, enquanto a pandemia do novo coronavírus persistir, o incremento será de dois leitos, passando dos atuais 18 para 20.

Garantia de atendimento à população

O presidente do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luciano Spies, reforçou a informação de que “não se trata de criação de novos leitos de UTI, mas de manutenção dos já existentes, que foram habilitados exclusivamente para o enfrentamento à Covid-19”. Ele afirmou que havia a preocupação da instituição de saúde no que se refere à manutenção dos leitos para 2021 – quando o HSSM ainda estará recebendo demanda relativa ao coronavírus -, “mas o Ministério da Saúde possibilitou que encaminhássemos a habilitação considerada definitiva, pelo menos até o fim do ano de 2021, prazo que esperamos prorrogar”.

Segundo ele, “a notícia é boa, sim, e vem em boa hora, porque nos dá a garantia de que a gente vai poder contar com estes leitos durante o próximo ano, tanto para o combate à Covid, quanto para uma eventual necessidade caso a ocupação por conta do coronavírus venha a reduzir”. Spies disse que as tratativas com a Secretaria de Saúde ocorreram com agilidade e que a diretoria do hospital autorizou o Município a encaminhar a habilitação. “Chegamos à conclusão de que era viável e que devíamos aproveitar a oportunidade, para dar segurança à população de Venâncio Aires. Não fosse isso, em algum momento voltaríamos a trabalhar com apenas dez leitos, número que já se apresenta insuficiente, já que a nossa média de pacientes internados tem variado entre 13 e 15, não tem sido mais baixo que isso”, explicou.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido