Desde o início da vacinação contra o coronavírus em Venâncio Aires, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde, são 56.328 pessoas da população vacinável (12 anos ou mais) já imunizadas com a dose um. Protegidas com a segunda dose, já estão 46.468 pessoas e, na dose três (reforço), 5.871 pessoas estão vacinadas, além de 2.178 com dose única. Porém, uma dificuldade vem sendo constatada pela equipe de imunizações: a ausência significativa para receber a segunda dose.
De acordo com a enfermeira responsável pelo setor, Roselene Heinen, são 8 mil pessoas com a dose dois em atraso, incluindo todos os fabricantes de vacinas. Esse número é disponibilizado por meio de sistema de monitoramento da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Roselene afirma que no município também há este controle de forma diária, mas que usam como base o referencial fornecido pela CRS. “Esse número só vem amentando. Está muito difícil conscientizar as pessoas para virem fazer a dose dois”, salienta ela.
A enfermeira observa que além das inúmeras ligações e agendamentos diários que fazem para os contatos com doses em atraso, também já realizaram duas ações de vacinação em sábados pela manhã, no Centro, para facilitar o acesso das pessoas à vacina. “Já não sabemos mais o que fazer de diferente. Não podemos obrigar, as pessoas devem vir por livre e espontânea vontade. Estamos bem preocupados”, reforça.
“Como a dose três depende da dose dois, o atraso vai se acumulando. Os públicos mais conscientes são os profissionais da saúde e os idosos. Estamos tentando de tudo e preocupados, pois agora já temos uma nova variante também.”
ROSELENE HEINEN
Enfermeira responsável pelo setor de imunizações
Variante Ômicron
• Na tarde de sexta-feira, 3, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) confirmou a primeira pessoa com a nova variante do coronavírus no Rio Grande do Sul. É o caso de uma mulher residente em Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul na última semana. O Cevs recebeu a amostra da paciente no início da tarde de quinta-feira, 2, e realizou o sequenciamento genômico completo do vírus em tempo recorde, aproximadamente 24 horas.
• A mulher está em isolamento domiciliar e é acompanhada pela Vigilância em Saúde do município. Ela recebeu duas doses de vacina contra a Covid-19, e apresentou febre. Desde segunda-feira, dia 29 de novembro, o Cevs intensificou a vigilância genômica do coronavírus, em função da nova variante Ômicron e a necessidade de identificá-la assim que o vírus modificado entrasse no território gaúcho.
Vacinação segue disponível
É possível se vacinar de segundas a sexta-feira em Venâncio Aires. Doses, um, dois e três ficam à disposição da população. A enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Roselen Heinen, diz que as doses da Janssen, aguardadas para a dose de reforço no público que recebeu a dose única, ainda não chegaram na Capital Nacional do Chimarrão. A expectativa é que os imunizantes sejam recebidos ainda nesta semana. A orientação é para que quem queira fazer o reforço e já tenha passado mais de cinco meses da aplicação da dose dois, que procure os locais de vacina para receber o complemento com a vacina Pfizer. Em mulheres gestantes ou puérperas, a dose de reforço a ser aplicada deve ser exclusivamente da Pfizer. “É importante destacar que quem fez a Janssen e for receber a dose reforço Pfizer, não poderá receber a Janssen quando chegar o imunizante do laboratório ao município”, lembra Roselene.
Cronograma da vacinação
• Hoje, dia 7: das 8h às 16h, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, e das 17h às 19h, na UBS Gressler.
• Amanhã, dia 8: das 8h às 16h, na UBS Santa Tecla e ESF Caic, e das 9h às 19h, na UBS Gressler.
• Quinta-feira, dia 9: das 8h às 16h, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, e das 17h às 19h, na UBS Gressler.
• Sexta-feira, dia 10: das 9h às 19h, na UBS Gressler.
Quem pode receber as doses
• Dose um: adolescentes a partir de 12 anos e qualquer pessoa que ainda não tenha se vacinado.
• Dose dois: todos com 18 anos ou mais, obedecendo as datas prescritas na carteira de vacinação.
• Dose três: todos com 18 anos ou mais que tenham recebido a dose dois há pelo menos cinco meses completos.
Antitetânica
Nesta semana, até a sexta-feira, 10, também é destaque a campanha que intensifica o alerta para a vacina contra o tétano. Além da oferta das doses nas unidades de saúde ao longo do dia como já acontece de segundas a sextas-feiras, a população poderá buscar orientações e também doses da vacina antitetânica, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Gressler, das 17h às 19h. O alerta a população para que esteja também com este imunizante em dia é motivado pelos dois recentes óbitos no município pela infecção, depois de mais de uma década sem registros de mortes por tétano.
LEIA MAIS: