No decorrer do período de vacinação contra a Covid-19, alguns municípios, por características próprias, estão mais avançados na imunização da população quando comparados a outros. De acordo com uma das coordenadoras regionais de imunizações, Marlene Weber Andriolo, primeiramente, todos os municípios devem seguir as orientações do Ministério da Saúde e do Estado, compactuadas com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Neste momento, a previsão normal é que os municípios estejam vacinando pessoas de 50 a 59 anos fora dos grupos prioritários. Porém, os municípios que já tiverem concluído esta faixa etária, podem dar continuidade de forma paralela. É o caso de Venâncio Aires, que, a partir de hoje, disponibiliza as doses para pessoas a partir dos 45 anos. O município é um dos três da região onde a idade da população que pode se vacinar tem sido reduzida de forma mais rápida. As doses começaram a ser disponibilizadas para a população fora dos grupos de risco no dia 1º. De lá para cá, a faixa etária reduziu de 59 anos para 45 anos.
“Muitos municípios não têm sistema prisional, têm poucas indústrias ou pessoas em situação de rua, então, por características próprias, a imunização acaba acelerando”, afirma a profissional da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
“Projetar algo é insustentável”
Quando questionado sobre a estimativa de conclusão da vacinação contra Covid-19 para pessoas de 18 anos, o prefeito Jarbas da Rosa explicou que é complicado ter uma previsão do específica. “As previsões de hoje, amanhã já não têm mais validade”, comenta.
Ele observa que, até o final do mês, está previsto que cheguem no Brasil, no total, 32 milhões de doses, 28% a menos do que foi prometido no início do mês. “Se o Governo Federal não manda, é impossível vacinarmos. As doses do município estão terminando”, afirma. Conforme Jarbas, o município possui um terço da população concentrada no interior e, por isso, a demanda por uma logística diferente, com agendamentos, também é necessária.
- Até o fim da semana, o prefeito Jarbas da Rosa pretende chegar a 25 mil primeiras doses aplicadas. A projeção para vacinar todas as pessoas fora dos grupos prioritários até os 18 anos com pelo menos a primeira dose, deve acontecer em agosto, se os avanços no recebimento de doses continuarem. “Se mandarem mais doses, conseguimos até antes disso”, projeta.
Municípios da 13ª CRS e a faixa etária imunizada*
- Candelária: 52 anos, com programação para 50 anos, amanhã
- Gramado Xavier: 50 anos
- Herveiras: 50 anos
- Mato Leitão: 52 anos
- Pantano Grande: 53 anos
- Passo do Sobrado: 50 anos
- Rio Pardo: 50 anos
- Santa Cruz do Sul: 50 anos
- Sinimbu: 45 anos
- Vale do Sol: 40 anos
- Vale Verde: 50 anos
- Venâncio Aires: 45 anos
- Vera Cruz: 50 anos
*Dados coletados nas redes sociais das prefeituras, na tarde da quarta-feira, 16.
LEIA MAIS: