O setor de imunização da Prefeitura de Venâncio Aires confirmou o recebimento de 440 doses da vacina AstraZenica/Fiocruz contra covid-19. Conforme a enfermeira coordenadora do setor de imunização, Patrícia Durante, com a chegada dessa remessa, os profissionais de todos os setores do hospital São Sebastião Mártir, UPA – Unidade de Pronto Atendimento, Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Unidades Básicas de Saúde e ESFs – Equipes de Saúde da Família, recebem a proteção. A AstraZeneca também tem indicação de duas doses, porém diferente da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, o intervalo é de três meses.
“Cada frasco da vacina da Fiocruz, oferece dez doses para imunização, porém como depois de aberto o frasco, a validade é de seis horas, vamos repassar toda essa remessa para os profissionais que atuam no hospital São Sebastião Mártir. Assim, as vacinas CoronaVac serão aplicadas nos trabalhadores dos demais setores públicos de saúde”, explica Patrícia. Conforme ela, Venâncio Aires entrou nesta segunda-feira para o “Cenário Dois”, da Primeira Fase da Campanha Nacional de Imunização para Covid-19, que deve vacinar os dois primeiros públicos prioritários: idosos e profissionais da saúde.
Das 700 doses CoronaVac que o Município recebeu na semana passada, até esta segunda-feira, 25, foram aplicadas 379, sendo 48 em idosos de casas geriátricas que aceitaram e 331 em profissionais que atuam diretamente na linha de frente de combate a pandemia. A segunda dose desta vacina deve ser aplicada depois de 28 dias. Patrícia explica ainda que as famílias dos idosos que não consentiram a aplicação, assinaram um Termo de Responsabilidade.
Patrícia destaca ainda que todas as pessoas que recebem a vacina são cadastradas e esses dados serão informados através de um sistema Ministério da Saúde que poderá ser acessado publicamente. “Estamos primeiro focando nas aplicações das doses e coleta dos dados dos vacinados, depois todos esses dados serão repassados para o sistema do Ministério da Saúde”, explica.