Nesta semana, os números de casos de Covid-19 voltaram a apresentar aumento em Venâncio Aires, o que reforça que a pandemia ainda não acabou e já entra para seu terceiro ano. A subida repentina coloca a comunidade em alerta. Venâncio Aires não registrava mais de 10 casos diários da doença desde o início de outubro e desde a segunda-feira, 27, até essa quinta-feira, 30, foram 52 novos casos. Deste total, 17 foram confirmados ontem.
Em entrevista ao Terra em Uma Hora. da Rádio Terra FM, o prefeito e atual secretário da Saúde, Jabas da Rosa, comentou sobre o acréscimo de casos, o que segundo ele, já era aguardado devido às flexibilizações e as últimas semanas de eventos sociais e datas festivas. “Os números não preocupam somente Venâncio, e sim, o mundo inteiro, que na última semana bateu recordes negativos como 1 milhão de novos casos nos Estados Unidos e Europa”, disse ele nessa quinta-feira, 30.
Um dos motivos que pode explicar o aumento de casos, são as novas variantes, como a Delta e a Ômicron, esta última, ainda não chegou ao Brasil com tamanha força, mas já se sabe da alta disseminação e transmissão da nova cepa. No momento, o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), três pessoas estão internadas em função da doença, sendo duas na UTI e uma no setor Covid-19. Venâncio Aires perdeu 137 pessoas desde o início da pandemia.
Questionado sobre possíveis casos da variante Ômicron em Venâncio Aires, Jarbas observa que todas as semanas o Governo do Estado recolhe amostras dos municípios e analisa em laboratório. Até o momento, ainda não tiveram confirmações, mas como relembra o prefeito, em Porto Alegre já foi constatada a transmissão comunitária da variante. “É uma questão de tempo para termos casos positivos em todos os municípios, isso nos preocupa, mas indicamos seguir com todos os cuidados de sempre, principalmente a vacinação, que muda toda a história”.
O que diz o próximo secretário
O vereador Tiago Quintana, que vai assumir a pasta da Saúde no dia 3 de janeiro de 2022, participou do programa Terra em Uma Hora na quarta-feira, 29, e também falou que o aumento de casos já chama atenção, mas que infelizmente, como a Covid-19 sofre mutações, todos vão ter que aprender a conviver com o vírus. “Aparentemente é uma doença que não vai nos deixar, será como a gripe, que ano a ano também tem variações”.
Quintana afirma que juntamente com o comitê gestor contra a Covid-19, já conversam sobre o assunto e espera que este aumento dos números faça com que aquelas pessoas com doses em atraso ou que ainda não se vacinaram, procurem os postos para receber a imunização. “Peço que se vacinem, lutamos tanto para ter as vacinas e agora estão ali disponíveis”.
Para o novo secretário, o aumento de casos é reflexo do maior convívio das pessoas neste fim de ano sem os cuidados devidos. “Espero que não tenhamos uma nova onda. O que não pode acontecer são internações e óbitos. O diagnóstico de Covid sempre teremos, só não queremos as pessoas piorando e superlotando o sistema de saúde novamente”, relembra.
No hospital
Segundo o administrador do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), Luís Fernando Siqueira, a equipe sente uma ‘suave’ crescente no número de casos de Covid-19, porém, esse aumento ainda não reflete no número de internações. Siqueira explica que em casos de nova onda da doença, o impacto no ambiente hospitalar chega por último. Quando a situação se agrava, as pessoas primeiro sentem os sintomas, depois procuram os postos de saúde, e por fim, chegam ao hospital.
Mesmo sem superlotação – como registrado no início de 2021 – , o hospital seguiu com uma ou duas pessoas internadas na UTI diariamente por Covid-19, o que se mantém até os dias de hoje. “Como administração, intensificamos as reuniões internas ao constatar esse leve acréscimo, os alertas e cuidados também aumentaram novamente”.
“Precisamos conscientizar aqueles que não se vacinaram ou estão com doses em atraso, caso contrário, vamos voltar a ter índices elevados.”
JARBAS DA ROSA
Prefeito e secretário da Saúde de Venâncio Aires
- 52 é o número de novos casos de Covid-19 desta semana, em Venâncio Aires.
Vacinação
O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) que aplicam a vacina contra a Covid-19 ocorre até o meio-dia de hoje. O retorno dos atendimento será na segunda-feira, 3.
LEIA MAIS: