
Venâncio Aires - Na última semana, a Secretaria de Saúde de Venâncio Aires divulgou os números de atendimentos realizados em 2025 na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos totais somam 1.304.437, que constam consultas médicas, exames em unidades de saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e procedimentos (como curativos, vacinas, aferição de pressão arterial e outros). As consultas médicas nas unidades de saúde e na UPA totalizaram 182.428 atendimentos no último ano.
Os dados totais não incluem atendimentos no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). São, em média, 3.573 atendimentos por dia. Conforme o titular da pasta, Alan Flores da Rosa, todos os procedimentos são considerados e, por isso, o valor equivale a 18 atendimentos por morador de Venâncio Aires – 70.842 habitantes em 2025, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A pessoa pode ter uma consulta médica no posto de saúde, fazer um curativo, ‘tirar’ a pressão e ser vacinada, já são quatro atendimentos computados”, explica.
Consultas e UPA
A rede municipal contabilizou 182.428 consultas médicas em 2025, superando os 174.789 registrados em 2024. O prefeito Jarbas da Rosa afirma que os números representam o compromisso da gestão com a saúde dos venâncio-airenses. “Os dados mostram uma rede do SUS cada vez mais presente na vida das pessoas. São números que representam atendimento, acolhimento e cuidado com quem mais precisa. Nosso compromisso é seguir investindo na estrutura, nos serviços e na qualificação do atendimento para garantir saúde pública de qualidade no município”, destaca.
A UPA do bairro Cruzeiro, que conta com atendimento 24 horas, realizou 73.700 consultas médicas em 2025, acima do registrado em 2024, que foi de 72.154. Na atenção básica, foram 108.728 consultas médicas, frente a 90.365 no ano anterior, demonstrando o fortalecimento do atendimento preventivo nas unidades de saúde.
As consultas de enfermagem na Atenção Básica também apresentaram crescimento, totalizando 46.339 atendimentos, contra 41.403 em 2024. Além disso, em 2025, o município realizou 50.599 consultas especializadas, com destaque para áreas de grande demanda, como pediatria com 8.951 atendimentos, psiquiatria com 3.987, cardiologia com 3.026, neurologia com 2.079, ginecologia com 2.115, obstetrícia com 2.916, além de atendimentos em traumatologia, urologista, vascular, gastroenterologista e dermatologista.
Exames e farmácia
Ao longo do ano, foram realizados 234.102 exames laboratoriais realizados por meio de solicitação das unidades básicas, além de 31.814 exames laboratoriais na UPA. Os exames de imagem somaram 26.087 procedimentos, incluindo raio-x, ecografia, tomografia, ressonância e densitometria. Outros serviços importantes incluem 4.194 eletrocardiogramas, 2.848 mamografias, 487 colonoscopias e 344 endoscopias.
Nos procedimentos gerais, a UPA contabilizou 371.131 atendimentos, enquanto a Atenção Básica registrou 361.937 procedimentos em 2025.
A Farmácia Municipal atendeu 103.861 usuários ao longo do ano. As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) contabilizaram 1.995 atendimentos.
*Com informações da Prefeitura de Venâncio Aires
“O crescimento dos atendimentos nas unidades de saúde do SUS mostra que estamos conseguindo resolver mais demandas perto da casa das pessoas. Isso fortalece o cuidado contínuo, desafoga a UPA e garante mais eficiência ao sistema público de saúde.”
ALAN FLORES DA ROSA – Secretário de Saúde
Obras na rede de saúde
- As obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro Linha Brasil iniciam na segunda-feira, 16. Segundo o secretário Alan Flores da Rosa, no período de reforma, os atendimentos de saúde serão realizados na capatazia da localidade. Serão investidos até R$ 296.146,69 para um aumento de 60 metros quadrados da unidade. O recurso é de emenda impositiva da vereadora Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos) – atualmente secretário de Habitação e Desenvolvimento Social – e contrapartida do Município. São construídas novas salas, banheiros e adaptado o espaço existente.
- Outra obra aguardada pela comunidade é a reforma e ampliação da UBS Santa Emília. Iniciada em fevereiro de 2025, a obra deve ser concluída até junho deste ano, após ampliação de seis meses do contrato com a empresa Toguse Construções Ltda, de Santa Clara do Sul. A unidade, que será padrão Ministério da Saúde – Porte I, ganhará nova sala administrativa; sala de coleta; sala de curativos; farmácia; sanitários femininos e masculinos; sala de esterilização; sala de imunização; sala de atividades coletivas; consultório de ginecologia; dois consultórios médicos; consultório odontológico; sala de inalação; sala de espera; copa e almoxarifado.
- A UBS Mariante, em Vila Estância Nova, ao lado do novo loteamento social que abrigará 72 residências para os atingidos pela enchente do Rio Taquari, aguarda a terraplanagem do local para, assim que possível, ter as obras iniciadas.
- A equipe da Unidade Móvel de Saúde realiza atendimentos duas vezes por mês em Linha Alto Paredão Pires, na região serrana de Venâncio, e duas vezes por semana, nas quartas e sextas-feiras, em Vila Mariante, também no interior do município.