A partir de janeiro, Venâncio Aires deve contar com uma nova ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Básico. O motivo é que o atual veículo vai completar cinco anos de uso e, como esse período é considerado ‘perecível’ para o Ministério da Saúde, a renovação é um processo corriqueiro.
Para receber a ambulância, o Município se habilita entre os elegíveis para o processo de doação das unidades. Com essa ‘doação’, não há compra por parte do Executivo, apenas o recebimento do veículo, que é repassado pelo Governo Federal.
Segundo o secretário de Saúde do município, Ramon Schwengber, o termo de doação da ambulância já foi assinado e o evento que marca o início das entregas aos municípios ocorre nesta quarta-feira, 18, em São Paulo. “Após, a empresa entra em recesso e retorna dia seis de janeiro, quando faremos agendamento e a contratação de empresa que transportará o veículo segurado até o nosso município”, informou.
TROCAS
O Samu Suporte Básico começou a atender em Venâncio Aires em dezembro de 2010. Essa primeira ambulância foi substituída em 2015. Agora, portanto, será a terceira ‘titular’ rodando pelo município. Já o primeiro veículo do Samu Avançado completou cinco anos em julho de 2013 e a segunda ambulância veio para Venâncio na metade de 2019.