Após mais de um ano em meio à pandemia de Covid-19, uma esperança surgiu nos últimos meses. Vacinas contra o vírus começaram a ser aplicadas e a picadinha da injeção se transformou em esperança de dias melhores. Venâncio Aires já recebeu mais de 13 mil doses e o número de vacinados já alcança 12,3% da população total do município.
A vacinação continua acontecendo com grupos prioritários de idosos e profissionais da saúde. No momento da aplicação da vacina, alguns idosos acabam se emocionando pelo momento de alívio. A dona Dóris Beatriz Weirith, 68 anos, é uma delas. Ela recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no último sábado, 27. A moradora do centro foi levada pelo sobrinho Vinícius Kusma até o Parque Municipal do Chimarrão para participar do drive-thru e receber o imunizante da Oxford/AstraZeneca.
A aposentada ficou muito feliz e emocionada ao ser vacinada (confira o vídeo no final dessa matéria). “Não deu para segurar a emoção, ali eu estava recebendo vida. Lembrei das pessoas que não tiveram essa oportunidade e perderam as suas vidas. Foi esperança, uma luz que surge na escuridão”, avalia Dóris.
Dóris conta que a sobrinha teve contato com o vírus, porém sentiu apenas sintomas leves. Já ela, após receber a imunização, sentiu reações da vacina no domingo, 28, um dia após receber a vacina. “Senti febre, dor no corpo e dor de cabeça. Mas na segunda tudo já havia passado e eu estava bem”, completa. Agora, a expectativa é pela aplicação da segunda dose da vacina, que está marcada para o dia 19 de junho.
O técnico em enfermagem Vinícius Alves Ferreira Mattos foi quem aplicou a primeira dose da vacina na dona Dóris. O jovem, de 22 anos, destaca que o sentimento ao participar das ações de vacinação é de esperança e expõe a gratidão em poder ajudar o município no pior momento da pandemia. “Estou ajudando, mas vivenciando um momento histórico que dinheiro nenhum paga”, acrescenta. Ao realizar a aplicação da dose em Dóris, Vinícius conta que todos sentiram o alívio e a emoção da aposentada.
Reconhecimento
Algumas pessoas, ao serem vacinadas, levam lanches e mantimentos para os profissionais da saúde que trabalham de forma voluntária. Vinícius enfatiza a gratidão e o reconhecimento que recebem. “E é tão legal ver que a admiração por parte da população não vem somente através de mimos, mas também de palavras encorajadoras, incentivos e agradecimentos, tão importantes nesse momento”, completa.
O jovem espera que, cada vez mais, esse movimento voluntário se espalhe pela cidade e que todos entendam a importância da vacina, mas também da solidariedade, tão necessária. Vinícius dá enfase também para a campanha ‘Vacinação Solidária’. “Na hora que você for tomar a vacina, leve um quilo de alimento, seja voluntário no combate à fome que a pandemia trouxe para muitas famílias”, convida Vinícius.
“Ver a dona Dóris chorando, emocionada, me traz a certeza de que estamos nos encaminhando para o ‘início do fim’ desse pesadelo.”
VINÍCIUS ALVES FERREIRA MATTOS
Técnico em Enfermagem
Veja o vídeo
LEIA MAIS:
Forças de segurança e idosos de 65 anos serão os próximos a serem vacinados