Atendimentos iniciaram nesta sexta-feira no local (Foto: Leandro Osório/AI Prefeitura)
Atendimentos iniciaram nesta sexta-feira no local (Foto: Leandro Osório/AI Prefeitura)

Na manhã desta sexta-feira, 20, iniciaram os atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios no Centro de Atendimento, localizado no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, junto da Paróquia, em Venâncio Aires. Em local ventilado e com aparelhos de ar-condicionado industrial, cedido por empréstimo pela Empresa Evaporsul, o trabalho iniciou às 7h30min, pelas profissionais de saúde que estão sendo disponibilizadas para a realização da triagem de exames. A medida se fez necessária em função do grande avanço de coronavírus.

A pessoa com sintomas passa por uma atendente, que realiza um cadastro, logo ela é orientada a aguardar até o nome ser chamado. Depois ela realiza alguns exames, e se necessário é repassada para a médica que está de plantão no local. Em uma hora e meia, cerca de 25 pessoas passaram por atendimento.

O prefeito Giovane Wickert visitou o local e observou o andamento das consultas. Conversou com a equipe de enfermeiras e com a médica de Família e Comunidade, Liliane Bertolini sobre a coleta de material.

A orientação é que pessoas que queiram realizar o procedimento devem vir sozinhas, que não tragam crianças e nem familiares.

O horário de atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h30min às 11h30min e das 13h até às 17h. O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) devem ser procurados apenas em casos graves. Já o Centro de Atendimento vai diminuir o fluxo das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O objetivo é evitar que essas pessoas estejam em Postos, expondo outros pacientes que já possuem consultas agendadas, como gestantes por exemplo.