Com informações de AI Prefeitura.
A Secretaria Municipal da Saúde de Venâncio Aires vai implantar, a partir dos próximos dias, um sistema de lembretes de consultas e exames agendados para pacientes do Sistema
único de Saúde (SUS). Através de SMS (mensagem para o celular), o paciente será avisado um dia antes do seu procedimento. O objetivo é reduzir a taxa de faltas nas consultas e exames agendados, que varia entre 20 e 30%. O SMS promete ainda reduzir custos da Administração Municipal, tanto em ligações telefônicas quanto em consultas, onde o profissional médico deixa de atender outros pacientes para esperar pelo paciente marcado que não comparece.
A equipe da Secretaria da Saúde, comandada pelo secretário Celso Artus, apresentou o plano contratado de cinco mil torpedos telefônicos ao prefeito Airton Artus. Na oportunidade, o grupo detalhou a intenção de iniciar o sistema ainda na primeira quinzena do mês de abril, pelo setor de atendimento da secretaria, que gerencia convênios como o Cisvale, Sisreg, além de consultas e exames especializados. “Apenas nesse setor, as gurias do atendimento fazem mais de 500 agendamentos por mês, todos com ligações telefônicas para os pacientes. Calculamos que serão mais de três mil ligações que serão evitadas”, esclarece o secretário.
O pacote de torpedos contratado prevê o envio de SMS padrão para o telefone registrado no sistema um dia antes do procedimento agendado. Conforme o responsável pela alimentação do sistema, auxiliar administrativo Selso Luis da Rosa, não será preciso o paciente responder ao torpedo, mas solicita-se o aviso da Secretaria da Saúde caso ele não possa comparecer ao procedimento agendado. “Serão centenas de ligações evitadas, especialmente para o interior, quando normalmente é preciso ligar várias vezes até conseguir contato com o paciente. O SMS chega para todos. Só com essas ligações que deixarão de ser feitas já pagaremos o pacote de torpedos”, ressalta o técnico.
O prefeito Airton Artus elogiou a iniciativa e solicitou que o sistema de SMS seja estendido também para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e demais serviços. Para Artus, além de facilitar a comunicação, economizar recursos e aperfeiçoar resultados, o SMS pode ser ferramenta de informação aos usuários, servindo não apenas para comunicar agendamentos, como futuramente para avaliar serviços e otimizar campanhas de prevenção em saúde pública.