A Secretaria de Saúde anunciou a ampliação de grupos para a vacinação contra o sarampo, influenza e Covid-19 durante o Dia D, que está sendo realizado neste sábado, 30. Em razão da baixa procura de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias e de profissionais da área da saúde (gripe e sarampo), pessoas com 60 anos ou mais (influenza), pessoas com 12 anos ou mais (coronavírus) e idosos com 80 anos ou mais (quarta dose da Covid, que é a segunda dose de reforço), a pasta resolveu liberar doses a grupos que só se vacinariam a partir de segunda-feira, dia 2 de maio.
Assessora administrativa da Saúde, Rosane da Rosa afirmou que a decisão de ampliação foi tomada em conjunto com o secretário Tiago Quintana. Com a medida, lembrou ela, podem procurar as unidades para imunização gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto, trabalhadores da área da educação, caminhoneiros, motoristas e pacientes com doenças crônicas (como hipertensão, diabetes e problemas respiratórios, que fazem uso de medicamentos de forma contínua).
Rosane lembrou que, para fazer as vacinas, é necessário que cada pessoa tenha em mãos a carteira de vacinação, um documento com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). No caso de pacientes com comorbidades, é preciso apresentar, além dos itens já citados, a receita dos medicamentos contínuos ou orientação médica para a aplicação da vacina. Nos outros casos, é solicitado um documento que comprove que a pessoa está nos grupos considerados prioritários. Na segunda-feira, 2, a vacinação segue normalmente. A aplicação de doses vai até dia 2 de junho.