Foi aprovado em janeiro pelo Ministério de Cultura um projeto de captação de recursos, através da Lei de Incentivo à Cultura, para viabilizar uma turnê para Alemanha para o grupo de danças folclóricas Die Schwalben.

Foto: Divulgação / Folha do MateDie Schwalben deve adiar turnê na Alemanha devido aos recursos
Die Schwalben deve adiar turnê na Alemanha devido aos recursos

Segundo o Secretário de Cultura, Esportes e Turismo, Lucas Ferreira, é necessária a captação de R$ 329.750 milhões. “Nós temos um encaminhamento de captação de R$ 90 mil”, destaca. Até o momento duas empresas colaboraram com a captação. Lucas acrescenta: “Mas permanecemos fomentando junto a outras empresas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina para ver a possibilidade de conseguir esse aporte financeiro.”

O giro em terras germânicas estava previsto para ocorrer entre junho e agosto deste ano e prevê a apresentação em sete cidades, passando por Koblenz, Heidelberg, Füssen, Garmisch Partenkirchen, Rothenburg, Innsbruck e Munique. Segundo Lucas, ela pode ser transferida para 2016 devido ao acanhamento do mercado brasileiro em relação a crise. “Isso nos causou bastante dificuldade na captação e ela pode acontecer esse ano ainda como também pode ser transferida para o julho do ano que vem”, afirma. De acordo com ele, quem também realizou uma ação colaborativa foi a vereadora Cleiva Heck, responsável por fazer mediações junto a uma empresa de São Paulo.

A proposta aprovada pelo Ministério prevê a apresentação de três montagens, das quais duas são inéditas. Os shows irão tratar sobre a história de 190 anos da colonização alemã no Rio Grande do Sul, sua influência no Estado e a contribuição trazida para a diversidade cultural do Brasil, até chegar ao encerramento com um diálogo entre a capoeira e a dança contemporânea.