Seguem as obras na praça da Matriz

-

Quem passa pela praça Coronel Thomaz Pereira, conhecida como Praça Matriz, encontra um cenário de construção e deve estar ansioso para conferir o resultado da revitalização, iniciada em dezembro do ano passado. Após trâmites burocráticos, a Administração Municipal projeta que as obras da Matriz poderão seguir em ritmo normal.

Sem ter recebido nenhum pagamento até o momento, conforme apurado pela reportagem, a empresa responsável estaria mantendo as obras, mesmo que em ritmo reduzido. O motivo da falta de pagamento se deve a um impasse envolvendo as obras de outra praça central, a Evangélica. A obra foi finalizada e entregue à comunidade em 2017.

Mas qual a relação de uma obra com a outra? Embora sejam empresas diferentes responsáveis por cada obra, as duas revitalizações são viabilizadas a partir de uma mesma fonte de recursos, uma emenda parlamentar de cerca de R$ 500 mil da deputada federal Maria do Rosário (PT), por isso, o pagamento da atual obra ficou prejudicado. “A empresa [da praça Evangélica] estava querendo cobrar um valor e nós entendíamos que era outro, por isso a Caixa trancou o pagamento”, explica o prefeito Giovane Wickert.

PRAZO
A obra na praça da Matriz está orçada em R$ 304 mil. Segundo a placa instalada no local, a previsão de conclusão é setembro, porém, a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Jalila Stahl Böhm Heinemann, já adiantou que o prazo deve ser prorrogado em função dos trâmites burocráticos das últimas semanas.

Segundo ela, o impasse no pagamento das obras realizadas na praça Henrique Bender, inviabilizava a continuação dos trabalhos na Praça da Matriz. No entanto, essa situação poderá ser normalizada, pois na última semana foi realizado o pagamento judicial à empresa responsável pela primeira obra, na praça Evangélica. “A partir disso prestamos contas desse depósito para a Caixa e agora os documentos estão tramitando para ela liberar o pagamento da empresa que faz a obra da Matriz”, esclarece. O Executivo Municipal aguarda a tramitação dos documentos para que a quantia seja repassada à empresa que segue trabalhando na obra, como conferido pela reportagem, na tarde de ontem.

“Finalmente, a gente conseguiu fazer toda a transação e agora a empresa que está tocando a obra na Matriz poderá receber por tudo que já fez.”

GIOVANE WICKERT

Prefeito

RESGATE HISTÓRICO

O traçado original da Praça Católica foi feito no fim do século XIX e a Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Venâncio Aires revelou que quer aproveitar ao máximo o estilo da planta da época.

As obras de aterramento começaram em 1913, cuja área integrava o lote de terras doado por Brígida do Nascimento, no mesmo espaço onde foi construída a Igreja São Sebastião Mártir.

O Coronel Thomaz Pereira, que dá nome à Praça Católica, foi eleito três vezes Intendente Municipal. Também dá nome à Escola de Educação Fundamental de Linha Taquari Mirim.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido