Segunda etapa da vacinação do HPV começa dia 21 no município

-

Em Venâncio Aires, a segunda etapa de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), voltada para meninas de nove até 11 anos, começa em 21 de setembro e terá a duração de duas semanas. A primeira etapa foi realizada no mês de março e a terceira ocorrerá daqui há cinco anos.

De acordo com a enfermeira do setor de imunizações da Secretaria Municipal da Saúde Carla Müller, para as meninas que residem no interior, as vacinas serão levadas até as escolas. As que moram no centro e nos bairros, podem se dirigir para os postos de saúde. Na próxima semana, ela destaca que serão capacitados os técnicos em enfermagem para atenderem a demanda que tem como público-alvo no município 1.377 meninas entre a faixa etária exigida.

Carla lembra que, as crianças que fazem parte desse público específico e as que possuem menos de 14 anos e não fizeram a vacina na primeira etapa, podem fazê-lo a partir do dia 21. Nesses casos, a segunda dose será agendada para daqui há seis meses. “é importante que as meninas façam a vacina antes do primeiro contato sexual, pois a proteção é mais elevada nessa faixa etária.”

 

ESTADO E PAíSNo Rio Grande do Sul 241,8 mil meninas devem tomar a vacina para garantir a proteção contra o HPV que é responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero O Ministério da Saúde promove uma mobilização nacional para incentivar pais e responsáveis a levarem as meninas de 9 a 11 anos para tomar a segunda dose. Segundo o Ministério, no Brasil, até agosto, 2,5 milhões de meninas de 9 a 11 anos foram vacinadas contra o HPV. Isso representa 50,9% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de adolescentes nesta faixa-etária. No ano passado, 101,8% do público estimado foi vacinado com a primeira dose, alcançando 5 milhões de meninas de 11 a 13 anos. Entretanto, só 3 milhões procuraram uma unidade de saúde para tomar a segunda dose, o que representa 60%, sendo que a meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% do público–alvo.

Frase destaque: “As meninas que residem no centro ou nos bairros podem se dirigir para qualquer posto de saúde”, Carla Müller, enfermeira do setor de imunizações da Secretaria da Saúde

A VacinaDesde março do ano passado, o Sistema único de Saúde (SUS) oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.

Ela tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. Hoje, a vacina é licenciada em mais de 130 países e é utilizada como estratégia de saúde pública em mais de 60 países, por meio de programas nacionais de imunização. Estimativas indicam que, até 2013, foram distribuídas cerca de 200 milhões de doses da vacina em todo o mundo. A sua segurança é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).

As sociedades brasileiras e Imunizações (SBIm), de Infectologia (SBI), de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) divulgaram uma carta aberta à população reforçando a importância da vacinação e orientando os pais a não deixar de levar suas filhas de 9 a 13 anos a um posto de vacinação para tomar a primeira ou segunda dose contra HPV.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido