Segunda etapa do Enem é neste domingo

-

Por Bruna Stumm e Cassiane Rodrigues

O domingo, 20, será marcado pela segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na semana passada, quando foi realizada a primeira etapa, os participantes responderam 45 questões de Linguagens e 45 questões de Ciências Humanas, além da Redação, que teve como tema ‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’. Para este domingo, o Enem terá 45 questões de Matemática e 45 Ciências da Natureza.

Em Venâncio Aires, 731 estavam inscritos para as provas, que foram aplicadas nas escolas Cônego Albino Juchem e Monte das Tabocas. Deste total, 546 compareceram ao primeiro dia de provas. Os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13h. Já o início das provas será às 13h30min, e os participantes têm até 18h30min, ou seja, cinco horas, para responder as 90 questões da segunda etapa do exame. O participante deve portar documento de identificação, físico ou digital – sem ser print -, caneta preta de material transparente e máscara de proteção contra a Covid-19, em locais que são exigidos.

Candidatos

Caio Flôres, de 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas, realiza pela primeira vez o Enem. Sobre a primeira etapa do exame, o candidato diz que achou uma prova difícil e cansativa, pelo número de questões, que foram 90, além da redação. “Tive mais dificuldade com as questões que tinham textos muito grandes”, comenta o estudante. Sobre a Redação, o jovem afirma que achou difícil de resolver, por não ser um tema do cotidiano. A expectativa dele está grande para a próxima etapa. “Sou melhor na área de exatas, por isso a expectativa é elevada”, salienta o jovem.

A estudante Polyana Scheibler, de 16 anos, da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro, também fez a prova pela primeira vez. Sobre a primeira etapa, ela diz que achou complexa, com perguntas que exigiram muita concentração e conhecimento das áreas solicitadas. “Sem dúvida, a parte das Ciências Humanas foi a que exigiu mais atenção e a que tive maior dificuldade”, comenta.

Com relação à temática da Redação, Polyana ressalta que o tema é algo que está em alta por ser um tanto polêmico e de extrema importância, ainda mais em um país tão diverso como o Brasil. “Para o próximo domingo, vou com a mesma determinação e concentração, para conseguir dar a atenção necessária à segunda tarde de prova”, conclui.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido