Juiz João Francisco Goulart Borges decidiu pedir auxílio à Prefeitura para facilitar a desinterdição e consequente ocupação da Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva). Na manhã desta sexta-feira ficou definido que os trabalhos de remoção de bancos e mesas – construídos com material de má qualidade -, começam a ser retirados na segunda-feira. A intenção é de usar o material que puder ser aproveitado, no Parque do Chimarrão.
De acordo com o administrador da casa prisional, André Gomes Gomes, os primeiros apenados devem chegar dentro de dez dias. Serão cerca de 30 homens que serão usados nos trabalhos da cozinha, lavanderia e manutenção. “Eles precisarão ser treinados”, explicou Gomes.
Sobre a ocupação, ela será feita paulatinamente, em um primeiro momento, somente com presos da região, principalmente de Santa Cruz do Sul e Lajeado.
Sobre a vinda de condenados do Presídio Central, o acordo valia até o fim do ano passado. “Agora não há vagas alguma para condenados do Central”, disse o juiz João Francisco Goulart Borges.
Na próxima semana, Gomes e o delegado regional penitenciário, Eugenio Elizeu Ferreira, se reúnem com Goulart Borges, responsável pela VEC da Comarca, para definir detalhes, como o uso do uniforme e outros regramentos.