A partir de segunda-feira, a cidade estará mais movimentada em função da volta às aulas prevista para os estudantes das redes de ensino municipal, estadual, federal e particular de Venâncio Aires. Em quase todas as instituições, o recesso foi de duas semanas e teve início depois do dia 17 de julho.
No caso da rede estadual, apesar da retomada estar prevista para segunda-feira, o Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul (Cpers) está orientando a categoria a cruzar os braços nesse dia em função da confirmação do parcelamento dos salários dos servidores do Executivo. Apesar disso, as escolas estaduais do município contatadas pela Folha do Mate não confirmaram adesão à paralisação.
Já na rede municipal de ensino, as únicas a não retornar na segunda-feira são as Escolas Coronel Thomaz Pereira, de Linha Taquari Mirim, e Bento Gonçalves, de Estância São José, pois as duas já retomaram as aulas na quarta-feira, 29 de julho. Elas tiveram antecipados os seus períodos de férias pelas dificuldades no transporte escolar por conta das estradas danificadas pela chuva no meio do mês. Já as escolas municipais de educação infantil (emeis) não têm período de recesso.
UNISC
Assim como as escolas de Venâncio, as aulas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também retornam na segunda-feira. Isto para mais de 12 mil estudantes de 53 cursos de graduação nos campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires.
No dia 11 de agosto, conforme informa a assessoria de imprensa da instituição, a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer e o pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider, juntamente com os demais integrantes da Reitoria, darão boas-vindas aos novos estudantes.
Nesta mesma data, 11 de agosto, está marcada a Festa dos Bixos. As atividades de recepção aos calouros vão ser realizadas em um único espaço, no Centro de Convivência, das 9 às 11h e das 20h às 22h.
Na Univates, por sua vez, a volta às aulas ocorreu na última segunda-feira, 27.
CAJ abre portão na 1º de Março
Pensando na organização do trânsito e no atendimento aos pais e alunos, a Escola Estadual de Educação Básica Cônego Albino Juchem (CAJ) terá mudança no acesso à instituição de ensino a partir da segunda-feira, 3.
Como comunica a diretora Inês Lagasse Mayer, todos os alunos que dependem de vans escolares nos turnos da manhã e tarde, entrarão e sairão pelo portão da rua 1º de Março, localizado nos fundos da Escola. Ela acrescenta que os demais alunos permanecerão entrando e saindo pela rua Visconde do Rio Branco.
Horários de abertura do portão
MANHã:
7h às 7h30min – 11h30min às 11h50min
TARDE:
12h40min às 13h – 17 às 17h30min