A correria, os gritos, a agitação e a felicidade das crianças e adolescentes voltaram a fazer parte do cotidiano da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mariante, de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires. No dia 4 de julho de 2022, o prédio do educandário foi interditado por problemas na rede elétrica e, agora, mais de nove meses depois e com uma reforma, os estudantes retornam às salas de aula.
A manhã de ontem marcou a retomada. O ato de reabertura contou com cordão dos alunos, de mãos dadas, abraços nos colegas e na escola, além do estouro de balões em comemoração. Antes da volta para as salas de aula, ainda houve um momento de reflexão sobre os últimos meses vivenciados pela comunidade escolar e os aprendizados deste período – que contou, além de dias em modalidade Ensino à Distância (EAD), com aulas no campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
“Palavras são difíceis para expressar os sentimentos deste momento. Agora, podemos relembrar o que passamos, pois de um dia para o outro perdemos o convívio dos colegas e dos professores e, também, a nossa casa. Depois, fomos para a Unisc, mas não era a mesma coisa, não era o nosso cantinho”, declarou a diretora, Naira Elisabeth da Rosa. A Escola Mariante retomou as atividades com 11 salas de aula, 14 turmas (de 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio) e 205 estudantes.
Alívio
O auxiliar de inspeção Valdir Hertz, 41, comemorou a retomada da escola. Ele é pai de Katriele Eduarda de Azevedo Hertz, 13, que estuda no 8º ano do Ensino Fundamental. De acordo com ele, é diferente estar em Vila Mariante, pois é perto de casa e não precisa viajar tanto. “Eles estavam saindo às 7h e voltando quase 13h. Aqui é bom, até para resolver qualquer problema. Quem trabalha todos os dias, não tinha como ir na Unisc para resolver tudo. E está tudo muito bom, bem mais seguro”, disse. Entre uma conversa e outra com as amigas, Katriele declarou estar animada com o retorno. “É uma felicidade estar de volta”, resumiu.
Saiba mais
• No dia 4 de julho de 2022, o prédio foi interditado por problemas elétricos – uma semana após a interdição do outro prédio, por questões estruturais – e todos os alunos passaram a estudar na modalidade Ensino à Distância (EAD). Em setembro, voltaram à sala de aula, no campus de Venâncio Aires da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
• O prédio teve a reforma iniciada pela empresa Boa Vista Construções, de Erechim, em janeiro de 2023. O projeto de recuperação foi desenvolvido pela 6ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (Crop) e finalizado na primeira semana de abril.
As turmas de pré-escola e 1º ano do Ensino Fundamental não retornam para a Escola Mariante. A pré-escola se mantém na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Coronel Thomaz Pereira, por conta de, anteriormente, apenas utilizar as salas da Escola Mariante, pois são turmas municipais. Já o 1º ano foi perdido pela falta de alunos – apenas oito se matricularam, não alcançando o número mínimo.
“Hoje voltamos a escrever a nossa história aqui.”
NAIRA ELISABETH DA ROSA
Diretora da Escola Mariante