Está em fase de construção a segunda parada inteligente em Venâncio Aires. A exemplo da primeira, instalada na rua Tiradentes, próximo da praça Coronel Thomaz Pereira, a parada é estruturada com ar-condicionado, cortina de ar, iluminação, internet sem fio, bancos, bebedouro, televisão, tomadas para carregar celular e câmeras de videomonitoramento.
A segunda parada inteligente fica na rua General Osório, próximo ao prédio da antiga Rubra, no sentido centro/bairro. Nas próximas semanas, devem ser construídas mais três paradas. Uma na rua Getúlio Vargas, próximo ao restaurante DiLenz; outra na Avenida Ruperti Filho, próximo da esquina com a Jacob Becker e a quinta na rua Tiradentes, próximo da esquina com a rua 15 de novembro. As obras são feitas pela HS Manutenção Industrial.
Além disso, segundo a secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Böhm Heinemann, o que diferencia a segunda parada da primeira é que esta vai contar também com um espaço aberto, apenas com cobertura. “Um terço da estrutura não terá fechamento frontal e lateral. Algumas pessoas não gostam de ar condicionado e vimos que é um ganho já que podem sair para a área em temperatura ambiente quando perceber a aproximação do ônibus”, explica.
A nova parada fica na calçada da antiga Rubra, o que gerou comentários negativos sobre a escolha do local nas redes sociais. Em 2017, parte do prédio desabou, o que levou algumas pessoas a dizerem que o lugar é perigoso para colocar a estrutura de vidro.
A secretária afirma que, após o episódio de desabamento, a Prefeitura interditou por um tempo o passeio público naquele espaço e notificou o antigo proprietário do imóvel. “Eles fizeram análise da estrutura, tiraram o telhado e paredes extras que pudessem desabar. As paredes que ficaram foram certificadas pelo engenheiro que fez a análise”, garante.
Outro cuidado que foi necessário no momento de escolher o melhor lugar para a instalação da estrutura foi o problema recorrente do alagamento em dias de chuva torrencial. “Optamos por colocar mais perto da esquina com a rua Assis Brasil após conversar com moradores e ver que a incidência é menor da água avançar sobre o passeio naquele espaço”, diz.
Novo supermercado
A escolha dos locais para instalação das paradas é feita pela Prefeitura, com base na movimentação e fluxo de locais de grande movimentação por perto, como supermercados. A secretária de Planejamento e Urbanismo, Jalila Böhm Heinemann, conta que uma parte do lote da antiga Rubra foi comprada pela rede de supermercados Rede Polo.
Jalila diz que está em contato com o proprietário do estabelecimento, que instalou recentemente lojas em Tramandaí e Farroupilha. O novo empreendimento deve ser instalado no município, no fim deste ano ou no começo do próximo.