Reunião realizada terça-feira à noite, na sede da 3ª Companhia da Brigada Militar, definiu a criação de um projeto voltado à comunidade de Venâncio Aires. Denominado de ‘Observadores do bairro’, reunirá lideranças de cada comunidade. Através de senhas, os 25 integrantes terão acesso direto ao comando da 3ª Cia e aos brigadianos que atuam no Serviço de Inteligência.
O projeto é uma parceria da BM com as lideranças dos bairros do Município. Segundo o capitão Rafael Tiarajú de Oliveira, foi feita uma seleção das pessoas que auxiliarão a BM a deixar os bairros ainda melhor para se viver. “Estas pessoas serão os olhos da Brigada em cada bairro”, resumiu o oficial.
No encontro realizado terça-feira, definiu-se que cada membro do projeto será identificado por uma senha. Desta forma, explica o capitão Rafael, ele será reconhecido sempre que entrar em contato com o telefonista da 3ª Cia, sem precisar dizer seu nome.
Estas lideranças, por exemplo, poderão solicitar policiamento ou viatura, em caso de necessidade. é uma maneira de agilizar o serviço e evitar os tradicionais trotes. Diariamente, o telefonista recebe cerca de 30 ligações de crianças ou outras pessoas, simplesmente para passar um trote e atrasar o serviço.
As pessoas que integram o projeto ‘Observadores do bairro’ são lideranças natas e que conhecem o dia-a-dia de cada comunidade. Sabem de quase tudo o que acontece, quem são os mal-feitores e praticantes de crimes. No entanto, esbarram na dificuldade de repassar estar informações à polícia.
Confira a reportagem completa no flip ou edição impressa de 05/09