Com informações de Ana Hantt.
No café da manhã, mesmo com a pressa para sair para a escola e o trabalho, a família se reúne em torno da mesa da cozinha. Sobre ela, estão dispostos mel, schmier e melado para passar no pão, biscoitos, e uma térmica com leite quentinho. Antes de sair de casa, a geladeira ainda é verificada para ver se há aipim e ovos para o almoço.
Essa é uma realidade bem presente na casa das famílias venâncio-airenses, mas a partir de agora, a escolha pelos produtos deve ser baseada por outro critério: um selo, o qual mostra que o item foi produzido no município.
O selo com a marca ‘Produzido em Venâncio’ foi lançado na manhã de ontem, durante o evento ‘Expandindo Mercados’, terceira etapa do projeto ‘Encontros pela Diversificação’. Na ocasião, o profissional Gilberto Soares, autor de projetos com as marcas ‘DaColônia’, ‘Granja Cageri’ e ‘Sorvebom’ falou sobre marketing para agroindústrias.
Em sua fala, Soares destaca que a agroindústria é uma empresa muito próxima da terra, que produz coisas com um valor diferenciado, pelo qual as pessoas se propõem a pagar mais. “Se eu planto o morango, porque não fazer uma geleia a partir da receita da minha avó?”, indaga.
O profissional evidencia a força da área rural e o quanto deve ser valorizada pela cidade e pelas próprias pessoas que lá vivem. Frisa também que a agroindústria é uma forma de tornar o campo atrativo para os jovens. “Os filhos podem dar uma ‘saidinha’, mas eles precisam querer voltar. Quando se perde o jovem, não se perde somente a força de trabalho, mas se perde também a inteligência”, comenta.
Para os representantes das agroindústrias, Soares trouxe conceitos de marketing, como pesquisa de mercado, segmentação de público-alvo, implementação de projetos, controle, e sobre a importância das embalagens e rótulos. “Preciso ter com o nome da minha marca o mesmo cuidado que tenho com meu próprio nome”, define.
Produzido em Venâncio
Após a palestra ‘Marketing para Agroindústrias’, a Folha do Mate, em parceria com a Administração Municipal, realizou o lançamento do selo ‘Produzido em Venâncio’. A coordenadora de comunicação da prefeitura, Daiana Nervo, apresentou o material desenvolvido e destacou uma parceria que deve ser realizada com os supermercados locais. “Os mercados da cidade foram muito receptivos à nossa ideia e, a partir dos próximos dias, terão identificação da campanha em gôndolas e prateleiras”.
Para complementar, a diretora comercial da Folha do Mate, Paula Carvalho, lembrou que a empresa jornalística tem em 2014 a bandeira ‘Ano da Diversificação’, e, por isso, se empenha na divulgação da campanha. “A Folha já comprou essa briga. Nós queremos que a nossa população chegue nos mercados procurando pelo selo ‘Produzido em Venâncio’”, frisa.No encerramento do evento, o prefeito Airton Artus destacou a importância de divulgar o município, não apenas para outras cidades, mas para a própria população local. “Precisamos fazer o nosso dever de casa e começar valorizando os talentos que temos aqui”, finalizou.
Enquanto os supermercados ainda não estão identificados com a campanha, os venâncio-airenses podem conhecer os itens produzidos localmente durante a Feira Comercial, que reúne desde ontem, até domingo, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, cerca de cem expositores, entre comércio, artesanato e agroindústrias.