A febre amarela tem deixado em alerta muitas pessoas no Brasil, até porque, neste ano, o surto da doença foi considerado o maior já registrado. No país, do dia 5 de janeiro até o dia 6 deste mês, somam 604 casos confirmados de febre amarela e 202 óbitos. Minas Gerais, por exemplo, é o estado com maior número de casos confirmados. Já Venâncio Aires, por exemplo, não tem registros da doença.
No Rio Grande do Sul (RS), desde 2014 não foram registrados casos da febre amarela e, neste mês de abril, a Capital Nacional do Chimarrão – assim como todas as outras cidades do estado – não irá receber vacinas. A explicação para isso se deve ao fato de não haver incidência no RS, diferente de outras regiões em que chegaram a ocorrer óbitos e, por isso, carecem de mais doses da vacina.
Além disso, não há previsão a respeito de quando Venâncio irá receber novas vacinas, mas vale ressaltar que existem doses no estoque disponíveis à população.
População imunizadaDe acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Imunizações de Venâncio Aires, Carla Lili Müller, 70% da população venâncio-airense está vacinada contra a febre amarela, mas a prevenção deve ser feita principalmente pelas crianças, moradores do interior e pessoas que irão viajar para fora do estado. A notícia de que o município não receberá doses da vacina não é preocupante, segundo a profissional, já que Venâncio não apresenta casos da doença, mas se ocorrer alguma notificação ela reconhece que será preciso reforço nas doses.
Segundo Carla, agora a vacinação da febre amarela foi modificada, porque vai passar a ser dose única dos nove meses aos 59 anos, diferente de antes, quando a criança recebia uma dose aos nove meses e outra aos quatro anos e o adulto necessitava de duas doses com um intervalo de dez anos entre uma e outra.
FEBRE AMARELAA febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus que é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa para pessoa. é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome, porque causa amarelidão do corpo. O período de incubação no homem varia de três a seis dias, mas pode se estender até 15 dias. Os principais sintomas da doença são febre, dores musculares em todo o corpo – principalmente nas costas – dor de cabeça, perda de apetite, náuseas e vômito, olhos, face ou língua avermelhada, fadiga e fraqueza.