O final de semana foi com pouca chuva no Sul do Brasil, porém, e desde ontem, um novo sistema de Baixa Pressão começou a se organizar sobre o Paraguai e nordeste da Argentina. Assim, as áreas de instabilidade associadas a este sistema avançaram nesta segunda-feira, 16, para o oeste da Região Sul do Brasil e provocaram pancadas de chuva mais fortes a partir da tarde. Nesta terça-feira, 17, e nesta quarta-feira, 18, o risco é de temporais entre oeste e noroeste do Rio Grande do Sul até o centro-oeste do Paraná. Os volumes de chuva podem passar de 100 mm nesse período.
Conforme o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, hoje áreas de instabilidade atuam sobre o território gaúcho e, proporcionam um dia com muitas nuvens e pancadas de chuva à região. Esta chuva pode ser ocasionalmente forte e estão previstos 8mm. Mas, curtos intervalos de melhoria não podem ser afastados. As temperaturas ficam agradáveis na maior parte do período e variam entre os 18ºC e os 25ºC.
Ao longo do dia desta quarta-feira ocorrem períodos de maior nebulosidade e pancadas de chuva na região – o volume previsto é de 47mm. Contudo, intervalos em que o sol aparece também são esperados. As temperaturas ficam elevadas, sobretudo à tarde e oscilam entre os 19ºCe os 29ºC. Para a quinta-feira, 19, o tempo se mantém instável. A nebulosidade predomina sobre a região e resulta em pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Estão previstos 18mm e eventuais intervalos de melhoria também não são afastados. As temperaturas ficam um pouco mais agradáveis e variam entre os 19ºC e os 25ºC.