Os primeiros dias da primavera foram marcados por intensas chuvas acompanhadas de ventos que chegaram a 70 km/h. Conforme dados do Departamento de Pesquisas da Alliance One, até as 8h desta segunda-feira, 24, choveu 90mm, na sede da empresa e informações de orientadores apontam até 120mm em algumas localidade do interior. Porém, este volume é superior, pois choveu praticamente durante todo o dia de ontem.
E, se as previsões dos centros de meteorologia se confirmarem, a semana será marcada pela chuva, estando previstos entre hoje e a próxima segunda-feira, 140mm. O tempo bom retornará a partir da próxima terça-feira, 2 de outubro, e volta a se instabilizar no sábado, 6, quando estão previstos 35mm, e no domingo, 7, mais 49mm.
Previsão
Dias – Volume
Segunda-feira, 24 – 45mm
Terça-feira, 25 – 45 mm
Quarta-feira, 26 – 15mm
Quinta-feira, 27 – 5mm
Sexta-feira, 28 – 10mm
Sábado, 29 – 17mm
Domingo, 30 – 12mm
Segunda-feira, 1º/10 – 1mm
Defesa Civil monitora o Castelhano: “Por enquanto, está sob controle”
Apesar do volume acumulado de chuva dos últimos dias – em algumas localidades de Venâncio Aires e região foram registrados mais de 100 milímetros -, o coordenador da Defesa Civil, Dário Martins, afirmou, na manhã de hoje, que não há motivo para preocupação, ainda, em relação a possível cheia. De acordo com ele, “as cabeceiras do Taquari e do Castelhano estão sendo monitoradas e, conforme a previsão que temos, o volume deve escoar dentro da normalidade, pois a Bacia do Taquari está baixa”.
>>> LEIA MAIS: Vento derruba postes e transformador na Sisp, que está completamente sem energia elétrica
Martins disse ainda que também está sendo monitorado o volume do Arroio Castelhano em Monte Alverne. “Tivemos a informação de que choveu quase 120 milímetros em Herveiras, por isso estamos tendo o cuidado necessário. A natureza é quem diz o que vamos ter que enfrentar, mas no momento, não há motivo para perder a tranquilidade”, afirmou. A previsão é de que a intensidade da chuva diminua nas próximas horas, mas caso se mantenha ininterrupta, é possível que o Castelhano ‘saia da caixa’.