
Nesta quarta-feira, 5, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RS) dá início a um novo e importante capítulo na história de atuação em Venâncio Aires, onde conta com uma unidade há mais de 30 anos. Nova, moderna e referência em eficiência energética e sustentabilidade, a sede do Centro de Formação Profissional Senai Frederico Closs será inaugurada amanhã, na rua 15 de Novembro, 500, no bairro Aviação. O prédio escola foi erguido em uma área que foi doada pela Prefeitura de Venâncio Aires em 2014, no governo do ex-prefeito Airton Artus (PDT). Até então, a unidade local funcionava em um prédio alugado, na rua Primeiro de Março, na região central do município.
A cerimônia de inauguração está marcada para as 10h30min e contará com a presença do presidente do Sistema Fiergs, Claudio Bier. O novo espaço educacional – que representa um investimento de quase R$ 14 milhões – conta com uma área construída de 1,4 mil metros quadrados, podendo atender até 600 alunos nos turnos da manhã, tarde e noite. Considerada uma escola de formação e qualificação profissional modelo para todo o Rio Grande do Sul, a unidade de Venâncio oferecerá cursos nas áreas de metalmecânica, eletroeletrônica, automação industrial e gestão, contando com laboratórios modernos, como o Senai Lab, que aproximam os alunos da Indústria 4.0. Além disso, há uma área preparada para receber as unidades móveis, permitindo à comunidade acessar outros ramos em busca de qualificação profissional.
O Senai está em Venâncio desde 1994. No dia 6 de julho de 1996, a unidade Senai Frederico Closs formou a primeira turma do município. Na época, 20 garotos que se especializaram no único curso oferecido, de Mecânica de Manutenção de Máquinas em Geral.
“Reconhecimento à pujança e ao potencial industrial do município e região”
Na véspera da inauguração da nova escola, a Folha do Mate entrevistou o gerente de Operação regional do Senai, Daniel Machado, que falou sobre a importância desta obra para Venâncio e região. Formado em Administração de Empresas, com especialização em Gestão Empresarial, Machado é natural de Porto Alegre e reside em Santa Cruz há mais de 15 anos. Ele iniciou as atividades no Senai há mais de 25 anos, atuando em diferentes áreas da instituição.

Venâncio ganha uma escola do Senai nova e moderna. Qual a importância desta unidade para o cenário regional e até mesmo gaúcho, considerando o potencial industrial da região do Vale do Rio Pardo?
Eu entendo que uma nova unidade para formação e desenvolvimento de profissionais em Venâncio Aires representa o reconhecimento à pujança e ao potencial industrial do município e região, que é consolidado no investimento do Sistema Fiergs (através do Senai) nessa nova estrutura que está sendo entregue à indústria e à comunidade. Venâncio Aires é um importante polo metalmecânico no estado do RS, com indústrias que vêm investindo em tecnologia e modernizando seus parques fabris, exigindo cada vez mais a formação de “novos” profissionais e a “atualização” daqueles que já integram o mercado de trabalho.
Qualificação da mão de obra é uma demanda crescente em diversos setores, especialmente, o industrial. Como o Senai busca dialogar com a classe empresarial para contribuir com essa formação e atender as necessidades das empresas?
Percebemos diariamente as dificuldades das empresas na busca e retenção de profissionais qualificados para atuação na indústria. Somos demandados pelas empresas para indicação de profissionais e para desenvolvimento de programas que atendam a setores específicos. Dessa forma, o Senai atua na formação de base através dos cursos de Aprendizagem Industrial (jovens entre 14 e 24 anos, indicados pela indústria, em cursos de 800 horas), para que tenhamos profissionais disponíveis no mercado a partir dos seus 18 anos. Além disso, o Senai atua com cursos abertos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, para formar e requalificar profissionais que desejam ou já estão no mercado de trabalho. No município de Venâncio Aires, por exemplo, podemos citar o programa em parceria com a Prefeitura (Qualifica Venâncio), onde já foram ofertadas aproximadamente mil vagas em cursos do Senai nos últimos três anos, em diferentes áreas do conhecimento.
Em meio à tanta tecnologia e o avanço da Inteligência Artificial, que coloca em debate o futuro de tantas profissões, como o Senai já atua diante deste cenário e se prepara para o futuro?
Desde o princípio da demanda de produção de produtos em larga escala, a indústria vem passando por revoluções, desde a máquina a vapor, passando pela automação, até a indústria 4.0. O mundo muda, a sociedade evolui, e os meios produtivos precisam acompanhar essa evolução. O Sistema Fiergs, através do Senai, atua no desenvolvimento de novas tecnologias e produzindo inovação através de parcerias entre seus institutos, empresas e ambientes tecnológicos. Novas tecnologias são incorporadas aos programas dos cursos que são frequentemente revisados, permitindo ao nosso aluno uma formação atualizada. É dessa forma que entendemos que a indústria do RS pode avançar em competitividade.
Para você, que tem sua trajetória profissional ligada ao Senai há tantos anos, o que representa esse momento de inauguração da nova escola?
Esse momento representa uma satisfação muito grande, não só para mim, mas para todo o time do Senai de Venâncio Aires. Poder contribuir para uma temática que é tão importante e necessária para o nosso desenvolvimento como Estado (que é a “educação”), é realmente muito recompensador. Além disso, presenciar que a visão de importantes e visionárias lideranças empresariais do setor industrial, que lá atrás enxergaram a necessidade e, através da sua dedicação e empenho plantaram essa semente, hoje é consolidada através dessa importante entrega do sistema Fiergs à sociedade de Venâncio Aires. Vida longa ao nosso Senai!