Encerrou nesta quinta-feira, 5, o trabalho de auditoria que é feito pelo Estado, através do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/RS), junto ao Serviço de Inspeção Municipal (Sim) de Venâncio Aires. Conforme o coordenador do serviço no município, Daniel Terra Leite, o município segue com a prerrogativa de indicar ao sistema estadual, empresas e agroindústrias familiares registradas, indicação que permite a comercialização dos produtos de origem animal em todo o território gaúcho.
Durante a auditoria são avaliados os procedimentos de inspeção, aplicação da legislação e estrutura do serviço, além da conferência documental na Secretaria de Desenvolvimento Rural e visitas a duas empresas, observando a atuação da fiscalização no local. Conforme Leite, os auditores apontaram algumas observações que serão sanadas em um plano de um plano de trabalho. “Graças ao comprometimento da equipe de servidores municipais, médicos veterinários, agentes de Inspeção sanitária, e da crescente busca por qualidade dos empreendedores, o município se tornou uma referência em inspeção e industrialização de produtos de origem animal, no estado do Rio Grande do Sul. Vencemos esta etapa, mas temos consciência que o trabalho de fiscalização deve ser melhorado e aperfeiçoado através de cursos, visitas a outras plantas industriais e a municípios que desenvolvam trabalho semelhante”, destaca o coordenador do Sim.
Avanços
O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Gilberto dos Santos destaca que a intenção é ampliar as fronteiras de comercialização, e por isso, o município está investindo na obtenção do selo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA). “Futuramente, poderemos ter mel, leite, ovos e carnes oriundos de nossas agroindústrias municipais em todo o país”, projeta o secretário. (Fonte: AI Prefeitura)