Devido a alteração do feriado municipal de 11 de maio para 25 de julho, os vereadores lançaram a missão de não deixar cair no esquecimento a data que marca a emancipação político-administrativa de Venâncio Aires. Foi pensando nisso, que o presidente do Legislativo, Telmo Kist, propôs na sessão ordinária de segunda-feira, 6, a realização de sessão solene em homenagem ao aniversário do município, comemorado no dia 11 de maio.
A solenidade foi agendada para a próxima sexta-feira, 10, véspera do aniversário. Com isso, a sessão ordinária da próxima segunda-feira, 13, é antecipada para sexta-feira. A reunião inicia as 19h e segue até as 20h com a apreciação das proposições. Após dará inicio a solenidade.
Segundo o vereador proponente, estão previstas homenagens para personalidades de Venâncio, ligadas aos símbolos do município. Os nomes ainda serão definidos ao longo desta semana.
A ideia, explica Kist, também contempla uma noite cultural, com apresentações artísticas e culturais. Está confirmada a presença da orquestra municipal, o grupo de danças folclóricas alemãs Die Schwalben, a invernada artística do CTG Chaleira Preta e o coral Venâncio em Canto. “Como discutimos a necessidade de fazer com que as festividades não terminem, a Câmara está dando o primeiro passo, criando esse espaço de homenagens”, disse. O presidente adiantou que haverá brinde de chimarrão e ainda o bolo de 122 anos.
A proposta de Kist é transformar a solenidade em uma reunião solene anual, no calendário da Câmara. Com isso, a cada ano, no mês de maio, em data mais próxima ao dia 11 de maio, ficaria agendada sessão solene em homenagem ao aniversário de Venâncio.