Parcelamento dos salários dos servidores públicos estaduais trará consequências em todos os setores. Nesta segunda-feira, 31, agentes penitenciários bloquearam a RSC-287, em Vila Estância Nova, e anunciaram que vão manter um procedimento padrão até a quinta-feira, 3. A Polícia Civil vai, novamente, adotar o ‘estado de

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateNa rsc-287, agentes penitenciários bloquearam o trânisto por alguns instantes e exibiram faixas
Na RSC-287, agentes penitenciários bloquearam o trânisto por alguns instantes e exibiram faixas

greve’, onde só casos graves serão atendidos. Oficialmente, a Brigada Militar segue trabalhando normalmente.

A manifestação dos agentes lotados na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva) começou às 9h. Empunhando faixas que mostravam a insatisfação e anunciavam a paralisação, eles intercalaram momentos de bloqueio total da rodovia, com instantes de liberação das duas pistas. Só casos de urgência eram liberados.

Os agentes também vestiram um boneco com a ‘farda’ da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e o enforcaram em uma parada de ônibus. “é o que o governo está fazendo conosco”, criticavam os manifestantes. A paralisação foi feita no entroncamento da rodovia com o acesso à penitenciária e durou até as 10h.

PADRãO

Desde esta segunda-feira, 31, até a quinta-feira, 3, os agentes vão atuar em um procedimento padrão, conforme definido na assembleia-geral da Amapergs-Sindicato dos Servidores Penitenciários. Segundo Shana Werlang, que foi nomeada delegada sindical para representar os colegas da Peva, neste período os presos não serão levados às audiências, não terão direito a cantina e as visitas serão limitadas a uma pessoa e uma sacola por detento.

Afora estas restrições, não serão prestados serviços odontológicos e com as assistentes sociais, psicólogas e advogado. “E o encaminhamento a médicos só serão feitos em caso de emergência”, complementa.

BRIGADA

O comando da Brigada Militar garante que o trabalho segue normal. No entanto, nesta segunda-feira, 31, inativos e familiares de brigadianos fizeram uma

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do MateEm protesto, Inativos e familiares se postaram em frente ao quartel da 3ª Companhia da Brigada Militar
Em protesto, Inativos e familiares se postaram em frente ao quartel da 3ª Companhia da Brigada Militar

manifestação em frente ao quartel da 3ª Companhia nas proximidades do estádio Edmundo Feix. Com faixas e um ‘panelaço’, criticavam o parcelamento dos salários e prometiam parar a BM se não fosse encontrada uma solução para que não haja o parcelamento no próximo mês.

As manifestações serão feitas diariamente, até a quinta-feira. Das 12h30min às 15h, se postarão em frente ao quartel, exibindo faixas e impedindo a saída de viaturas. “A intenção é de que não tenha viatura nas ruas no horário bancário. Queremos pressionar mesmo o Governo do Estado”, disse um dos manifestantes.

POLíCIA CIVILO ‘estado de greve’ volta a ser adotado na Polícia Civil. Até a quinta-feira, só casos graves serão atendidos, como, por exemplo, homicídios, estupros, violência contra a mulher e crianças. Os demais casos, como de perda de documentos e pequenos furtos, podem ser registrados pela internet, no endereço www.delegaciaonline.

 

Foto: Alvaro Pegoraro / Folha do Matena polícia civil, cartazes informam sobre o estado de greve dos servidores
na polícia civil, cartazes informam sobre o estado de greve dos servidores