Rio Grande do Sul - A segunda etapa da 40ª Oktoberfest, de 16 a 19 de outubro, atraiu uma multidão para Santa Cruz do Sul. Quinta e sábado, 1 o parque recebeu um grande público para os shows nacionais com os cantores Gustavo Lima e Leonardo, que empolgaram o público com seus sucessos. O desfile temático e o segundo desfile festivo Heilige Oktober movimentaram o centro da cidade.
No domingo, a Festa da Alegria lotou após o primeiro desfile temático, que percorreu a rua Marechal Floriano e encerrou no Parque da Oktoberfest. A organização calcula mais de 5,6 mil figurantes e público estimado em mais de 30 mil pessoas. “Foram dias de tempo bom e parque cheio, o que nos alegra e emociona, pela linda festa que estamos entregando à comunidade e visitantes de todas as regiões”, comemora o presidente da Oktoberfest, Mathias Bertram.
O segundo período da Oktoberfest também enfatizou o enfoque cultural do evento, com destaque para a segunda etapa das Olimpíadas Rurais, realizada na noite de sexta-feira, e o Encontro de Sociedades, sábado à tarde, ambos no Centro Cervejeiro. Organizada pela Liga de Integração de Futebol Amador (Lifasc), as Olimpíadas reuniram cerca de 300 competidores de dez clubes. As disputas ocorreram nas modalidades de bolão bola presa, Prova do Martelo e Corrida do Tamanco. A grande final está marcada para o próximo sábado, 25, a partir das 17h30min, com provas de Serrar Lenha, Troca da Roda e Bolão de Mesa.
O Encontro de Sociedades reuniu cerca de 700 representantes de 60 sociedades de Damas e Cavalheiros de Santa Cruz do Sul e de municípios da região. O desfile das bandeiras, pelo parque, foi acompanhado por Bertram, pelo vice-presidente Gilberto Eidt e pelos bonecos Fritz e Frida. No Centro Cervejeiro, ocorreu solenidade de abertura e o baile de integração.
Apresentações de danças folclóricas teve participação de diversos grupos e categorias, como o Centro Cultural 25 de Julho e a Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz, além de entidades convidadas de Santa Maria, Lajeado, Estrela, Marques de Souza, Venâncio Aires, Vera Cruz e Nova Petrópolis. “Nossa festa é considerada uma vitrine para os grupos, pela visibilidade, relevância e enfoque cultural. Muitos já estão confirmando presença para 2026”, destaca um dos coordenadores de Cultura, Pedro Thessing.
A 40ª Oktoberfest teve seu primeiro período de 9 a 12. Encerra na próxima semana, de 23 a 26, com expectativa de atrair um público próximo de meio milhão de pessoas.
Desfile temático
O primeiro desfile temático, que homenageia os 40 anos de Oktoberfest, atraiu mais de 30 mil pessoas à rua Marechal Floriano, segundo organizadores, incluindo mais de 5,6 mil figurantes nas alas e dez carros alegóricos. O tempo bom e a temperatura amena ajudaram, após transferência do domingo anterior para sexta-feira, 24, devido ao mau tempo.
Na avaliação do vice-presidente da 40ª Oktoberfest e coordenador de Desfiles, Gilberto Eidt, a parada cumpriu seu propósito de contar a história da Festa da Alegria e levar os visitantes para curtirem as atrações no Parque. “A transferência do desfile gerou grande ansiedade em todos, mas a beleza dos carros e a animação dos participantes mostrou que a Oktober tem um dos mais belos desfiles temáticos do Estado”, comentou. A direção artística, mais uma vez, esteve a cargo de Sérgio Ávila, com a coordenação técnica de Vilmar Backes.
A comissão de frente teve os bailarinos do Jef’s Studio de Dança, que executaram coreografia com montagem de um mosaico homenageando as quatro décadas de festa. Em seguida, desfilaram a Coordenação Voluntária liderada pelo presidente Mathias Bertram, seguida da Fubica do Fritz, que trouxe o prefeito Sérgio Ivan Moraes e a primeira-dama Fátima Alves da Silva. Secretários municipais e servidores da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, parceira da Assemp na realização da Oktoberfest, vieram logo após.
Os 10 carros representaram símbolos afetivos da comunidade com a Festa da Alegria, como a ‘Família Fritz’, as memórias e origens da festa, os ex-presidentes, as soberanas, representada pelo trio Rafaela Nicknig, Amanda Werner e Sofia Pretzel e muitas outra lembranças, como a imigração, a estrutura do Parque e a gastronomia, celebrada através das cucas e o chopoe, bebida típica da cultura alemã.
A bicicleta coletiva Zig Zag Zug e o Dindinho da Alegria também marcaram presenças no desfile, assim como os grupos de danças, empresas patrocinadoras, entidades empresariais, instituições sociais, clubes de serviço, clubes e entidades esportivas.
Desfile festivo
No sábado, 18, TAMBÉM foi realizado o segundo desfile festivo Heilige Oktober. A concentração dos participantes aconteceu junto à fábrica da Heilige, fornecedora oficial de cerveja da 40ª Oktoberfest. Em seguida, o desfile seguiu pela Rua Marechal Floriano até o Parque, reunindo milhares de pessoas no centro de Santa Cruz do Sul. O próximo desfile festivo está marcado para sábado, 25, a partir das 16h.