A Prefeitura estuda a instalação de novas faixas de segurança em alguns pontos de maior movimentação no centro e bairros da cidade. Serão instalados bloquetes que chamam a atenção por serem em vermelho e o objetivo é mesclar com os de cor natural. Nos próximos dias, a equipe do Departamento de Trânsito vai divulgar os pontos em que as faixas serão instaladas, com o objetivo de auxiliar veículos, ciclistas e pedestres no sentido de manter a ordem de trafegabilidade.
O chefe municipal de departamento de trânsito, Rodrigo Decker, explica que há muito tempo a equipe usava apenas tinta para demarcar as faixas. E, mesmo sendo especial, o custo se torna muito alto e o asfalto precisava ser repintado de três a quatro vezes por ano. “No paralelepípedo a durabilidade era menor ainda e a tinta dura apenas dois meses”, informa Decker.
Já a faixa de bloquetes coloridos tem inúmeras vantagens sobre o sistema antigo, com menor manutenção repetitiva e onerosa, é antiderrapante e melhora a visibilidade, haja vista seu destaque de materiais e cores em relação ao paralelepípedo. Para a colocação do novo material, haverá a remoção do pavimento original e colocada uma base onde serão assentados os blocos.
Rodrigo explica ainda que no asfalto as faixas pintadas serão substituídas gradativamente por adesivos laminados chamados elastoplásticos, que podem durar até sete anos sem nenhuma manutenção. Segunda-feira, 19, antes da viagem a Porto Alegre, onde busca a integração econômica, tecnológica e cultural com um grupo de chineses, o prefeito Airton Artus foi conferir os testes de instalação das faixas vermelhas feitos no pátio da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.