Nesta semana, o Sindicato dos Escrivães e Inspetores de Polícia (Ugeirm) do Rio Grade do Sul esteve reunido com deputados estaduais em Porto Alegre em busca de alternativas para o pagamento em dia dos sevidores da segurança pública estaduais. Eles estiveram com políticos da base de governo e de oposição. O deputado Frederico Antunes, líder do PP, disse que apontaria ao governo alguns caminhos que garantissem o pagamento dos salários. O aumento no uso dos Depósitos Judiciais seria um deles.
Segundo a assessoria de imprensa, Jorge Pozzobom, líder do PSDB, afirmou a diretores da Ugeirm Sindicato que está dedicado a encontrar solução imediata para os salários, mas que na conversa com o governo iria deixar bem claro que não aceitaria nenhuma manobra com a lei de subsídio da polícia (pagamento da tabela).
Eduardo Loureiro, deputado líder do PDT, disse que foi muito cobrado pelos policiais de sua região, Santo ângelo, sobre o fato da LDO não prever verba para o pagamento da tabela do subsídio da polícia. Os deputados petistas, com apoio dos demais partidos de oposição na Assembleia Legislativa, PTB, PcdoB, PSOL e PPL, apresentaram um projeto que autoriza ao governo do estado lançar mão de mais recursos dos Depósitos Judiciais que hoje chega aos 85% e passariam para 95%. O valor liberado chegaria a 1 bilhão de reais, segundo a oposição. Segundo a Ugeirm, a categoria luta pelos salários em dia, pois é obrigação do Governo Estadual.