O almoço de hoje não cairá bem no estômago, pelo menos para os prefeitos da região. A Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) realiza reunião extraordinária às 11h30min em Santa Cruz do Sul. Na pauta está avaliação das situação financeira do Estado, comprometimento das contas municipais e ação judicial em conjunto para cobrar o Imposto Sobre Serviços (ISS).
A reunião almoço busca discutir a atual situação financeira das prefeituras, que já começam a adotar medidas para reduzir gastos e garantir o fechamento das contas públicas em 2015. O cenário atual é de que o segundo semestre exigirá maior contenção, na perceptiva de que os repasses federais e estaduais poderão atrasar, ou até mesmo não vir.
Segundo o presidente da Amvarp, prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, a situação atual de caixa preocupa os administradores municipais, e exige atenção para cumprir os compromissos. “Sabemos que situação para o segundo semestre deve ser mais complicada, e por isso é preciso antecipar medidas para evitar que os serviços sejam prejudicados.”
Conforme o gestor municipal, a reunião abordará a situação atual das prefeituras, além de fomentar o debate sobre medidas para buscar recursos perdidos pelos Municípios. “As perdas com desonerações do Governo Federal e os atrasos estaduais, ainda da gestão passada, exigem um esforço das prefeituras para evitar a diminuição na oferta de serviços. Os Municípios possuem os seus compromissos e não podem assumir responsabilidades que são dos governos estaduais e federal.”