SmartCode – Conteúdo para curso ‘Aplicativos Android com App-Inventor’ – 13 a 16 anos

-

Abaixo, confira o conteúdo programático para o curso ‘SmartCode – Crie seus próprios aplicativos Android com App-Inventor’, voltado para adolescentes de 13 a 16 anos.

As aulas de 120 minutos irão ocorrer nas terças-feiras, das 15h15min às 17h15min, na sede da Folha do Mate. Ao longo da semana, os alunos reberão uma vídeo-aula com cerca de 10 minutos de duração com dicas para programar.

CONTEúDO:

Aula 1: To-Do ListComo um primeiro aplicativo, e também para salvar ideias para futuros, faremos um app de to-do, ou, ‘coisas a fazer’! Também faremos o compartilhamento destas anotações.

Aula 2: O sábioJogar a moeda é mais fácil, mas aí serão apenas duas respostas, não é? Com o app do sábio, não há problemas se tivermos muitas dúvidas!

Aula 3: Gol de dedoAprenda a criar um jogo ao estilo de cobrança de falta no futebol, mas pra dificultar, vamos da cobrança sem, até a cobrança com uma ou várias barreiras. Usaremos um ‘arrastar de dedos’ para fazer o ato de bater na bola mais divertido do que botões.

Aula 4: QuizNeste aula, montaremos um app de quiz (perguntas e respostas), no qual a lógica do aplicativo será a mesma para todos os alunos, mas as perguntas e respostas… bem, usem a sua criatividade, e depois desafiem seus colegas!

Aula 5: Pique-Pega, Pique-EscondeQue tal uma revisão de um antigo jogo? Os alunos farão uma versão digital de Pique-Pega, Pique-Esconde com um personagem desenhado por eles. Usando toque na tela, deverão clicar no avatar que vai se mexer e desaparecer aleatoriamente pela tela.

Aula 6: Space Invaders TributeO Space Invaders é um clássico jogo do Atari da década de 1980, e faremos um tributo a este jogo no App Inventor. Buscando as imagens na internet e aplicando a lógica de PROGRAMAÇÃO, alienígenas serão destruídos.

Aula 7: Like Flappy BirdUma das mais recentes febres em jogos é o Flappy Bird. Vamos criar um? Ou melhor, algo parecido. Usando recursos de toque na tela, não deixe o passarinho (ou o que quiserem) cair.

Aula 8: Meus locais no mundoJá que estamos programando para mobile, neles tem GPS, não é? Então vamos salvar ‘meus locais no mundo’ no nosso app, e com a ajuda do GPS, ver onde estão, até podermos traçar rotas até eles.

Aulas 9 e 10: Recursos mobileEm duas aulas, serão criados aplicativos utilizando recursos do smartphone: câmera e acelerômetro.

Aula 11: Desafio final: seu próprio appPara celebrar a última aula, os alunos irão planejar e executar um app criado pela sua criatividade. Os apps são livres, mas trarão os recursos aprendidos nas últimas aulas.

>> OBS.: A realização do curso nos horários descritos acima está sujeita a número mínimo de inscrições. O curso possui vagas limitadas, com previsão de dez alunos por turma.

***

SOBRE O PROFESSOR:

Luiz Henrique Rauber Rodrigues é graduado em Ciências da Computação, especialista em Gerenciamento de Projetos e mestre em Nanociências. Professor no Senac Santa Cruz do Sul, também é mentor do Startup Weekend, e palestrante de eventos como Campus Party, Latinoware e Fisl.

VALOR DO CURSO:

Parcelado no cartão: 3 X de R$ 150,00

à vista: R$ 390,00

INSCREVA-SE: Manifeste seu interesse nos comentários abaixo, que a equipe da Folha do Mate entrará em contato para efetivar a inscrição. Você também pode enviar um e-mail para [email protected].

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido