à véspera do aniversário de 122 anos de Venâncio Aires, a Câmara de Vereadores abre as portas para realizar a primeira sessão solene em homenagem ao Município. Hoje  a partir das 20h, o Legislativo recebe autoridades, convidados, homenageados e a comunidade em geral, para celebrar a data máxima da Capital do Chimarrão, o 11 de maio. Antes, portanto, às 19h, ocorrerá sessão ordinária, com a apreciação de projetos. Segunda-feira, 13, não haverá reunião.

Proposição do presidente da Casa, Telmo Kist (PDT) explica que a ideia da sessão solene é evidenciar a data que marca a emancipação político-administrativa de Venâncio, especialmente, após o desafio lançado pelo Legislativo, de não deixar o 11 de maio cair no esquecimento, por não ser mais feriado. Na semana passada, os parlamentares aprovaram – com dois votos contrários – projeto do Executivo alterando o calendário, passando o feriado para 25 de julho, Dia do Colono e Motorista.

A ideia do presidente é realizar uma noite cultural, que reúna diferentes atrações. Estão confirmadas as presenças da Orquestra Municipal, do grupo de danças folclóricas alemãs Die Schwalben, da invernada artística do CTG Chaleira Preta e do coral Venâncio em Canto. Também haverá presença do Instituto Escola do Chimarrão, brinde de chimarrão e o bolo de 122 anos. A proposta do vereador é transformar a solenidade em uma reunião solene anual, no calendário da Câmara. Com isso, a cada ano, no mês de maio, em data mais próxima ao dia 11 de maio, ficaria agendada o encontro.

Além das atrações culturais, a sessão solene vai homenagear a arquiteta Marione Reckziegel, responsável pelo projeto do pórtico de entrada de Venâncio Aires; Leo Büllow, que projetou o Chimarródromo no Largo do Chimarrão; Ivo Seidel, responsável pelo arranjo do Hino de Venâncio, e João Aurélio Fagundes, que criou o brasão da bandeira do município.