Com 1699 nomes aptos a participar, o sorteio dos 256 apartamentos do condomínio popular Bela Vista ocorre amanhã e sábado, 19, no ginásio poliesportivo do Parque Municipal do Chimarrão. A definição dos beneficiados é aguardada com expectativa pelos cadastrados, que vêm no processo a chance de conquistar o seu próprio imóvel. Para esclarecer dúvidas sobre o sorteio, a equipe da Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social concedeu uma entrevista coletiva à imprensa na manhã de ontem, 16.
Como reforçado pela assistente social e coordenadora do trabalho técnico-social do Residencial Bela Vista, Ana Cláudia do Amaral Teixeira, o sorteio de 78 apartamentos, amanhã, volta-se para idosos, portadores de deficiência e moradores de área de risco. Já no sábado, os demais inscritos concorrem às 178 unidades habitacionais restantes do condomínio, construído por meio do programa Minha Casa, Minha Vida da Caixa Econômica Federal. Em ambos os dias, a recepção ao público ocorre às 8h.
Segundo a assistente social, além de membros do Conselho Municipal de Habitação, em torno de cem funcionários da Prefeitura estarão envolvidos na organização do sorteio, que também será acompanhado de perto por representantes de clubes de serviço do município. “A participação deles é muito importante, porque ela dá ao processo a credibilidade que a gente precisa. Porque, muitas vezes, as pessoas têm dúvidas e desconfiança, afinal, isso pode definir a vida delas. A gente compreende e, por isso, estamos tomando precauções.” O convite para acompanhar e auditar o ato também foi estendido a representantes de órgãos de justiça e segurança.
Ana Cláudia informou, ainda, que a Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social não vai atender na sexta-feira, uma vez que a equipe da pasta estará envolvida na realização do sorteio.
AVALIAçãO DA CAIXA
De acordo com Ana Cláudia, após o sorteio, os beneficiados serão submetidos a uma nova avaliação. “A Secretaria vai montar um dossiê com a documentação dos sorteados e encaminhar à Caixa Federal, que também faz uma análise no cadastro nacional de mutuários. Então, se a pessoa tem alguma dívida com os bancos públicos e se em algum momento já foi beneficiária de algum tipo de programa ou financiamento na área habitacional, essa pessoa não vai conseguir ser beneficiada.” Esse processo, segundo ela, deve demorar em torno de 15 dias.
SAIBA MAIS SOBRE O SORTEIO:
– Os inscritos que vão acompanhar o sorteio precisam estar munidos de CPF e RG;- A presença dos inscritos não é obrigatória no dia do sorteio;- A lista dos sorteados será disponibilizada no site da Prefeitura (www.venancioaires.rs.gov.br) e atualizada a cada 30 minutos no decorrer do sorteio; – Além dos 256 nomes, serão sorteados mais 129 suplentes; – Os que não forem contemplados na sexta-feira também participam do sorteio no sábado;- Somente os inscritos podem acompanhar o sorteio no ginásio poliesportivo. A exceção fica por conta de idosos e deficientes, que poderão ir ao local com um acompanhante;- Quatro globos serão utilizados no sorteio dos números. O sistema vai ser parecido com o empregado pela Loteria Federal;- O sorteio nos globos será transmitido de forma simultânea em telões instalados junto ao poliesportivo;- Devido à divulgação – no último sábado – de uma nova lista de nomes aptos a participar do sorteio, a numeração dada aos cadastrados foi alterada em relação à primeira;- A lista final com os nomes aptos a participar do sorteio está disponível junto ao site da Prefeitura de Venâncio Aires, bem como nos murais da Prefeitura e Secretaria Municipal da Habitação e Desenvolvimento Social;- No sábado, o sorteio deve estender-se pela tarde. Por isso, haverá serviço de copa junto ao ginásio;- Após o público deixar o poliesportivo, não será permitida nova entrada;- Haverá estacionamento reservado aos participantes do sorteio, uma vez que o parque também estará sendo usado para a realização de atividades relacionadas à Semana Farroupilha;- Para quem não dispuser de automóvel para o deslocamento, haverá linhas de ônibus especiais da empresa Chimatur, entre a Praça da Matriz e o Parque, nos horários de início e encerramento do processo.
Fonte: Informações concedidas em entrevista coletiva, ontem.