Tabacos Marasca completa 25 anos

-

Fundada em Cerro Grande do Sul, em 1996, a Tabacos Marasca completa 25 anos neste 23 de outubro. Com sede em Venâncio Aires, desde 2004, às margens da RSC-287, em Linha Estrela, a indústria conta com cerca de 45 mil metros quadrados de área construída. Com a recente ampliação para armazenamento do tabaco processado, a planta comporta todas as atividades de industrialização, a compra e venda de tabaco cru e industrializado. O foco do trabalho são as variedades Virgínia e Burley, com base no sistema de produção integrada com cerca de cinco mil produtores gaúchos.

Alicerçada na característica familiar e na gestão profissional, a Marasca tornou-se uma das maiores empresas de Venâncio Aires e uma das maiores exportadoras do estado. Para o presidente, Moacir Marasca, a composição familiar é um dos principais diferenciais, que contribuiu para a consolidação e a credibilidade da indústria.

“Somos a única empresa familiar no ramo do tabaco industrial. Nesse meio tempo, vi muitas multinacionais se dissociarem ou saírem da região, enquanto nós seguimos firmes”, evidencia ele, que tem experiência de mais 40 anos no ramo de tabaco e é proprietário da empresa ao lado da esposa Vânia.

Natural de Roca Sales e com formação de técnico Agrícola, pelo Colégio Agrícola de Teutônia, Moacir Marasca aliou a experiência no ramo do tabaco na RJ Reynolds para empreender, ao lado da esposa, que era professora alfabetizadora. Entre 1988 e 1996, o casal manteve uma agropecuária, na qual atuava diretamente com produtores de tabaco, para então iniciar a empresa, em Cerro Grande do Sul, na região Sul do estado. “Muitos dos produtores com os quais eu trabalhava na década 1980 ainda seguem com a parceria até hoje”, destaca.

De acordo com Marasca, o crescimento da empresa sempre foi sustentável, com ‘os pés no chão’ e segue com uma meta de 2% ao ano. “A ideia é trabalharmos com um volume que cabe dentro do mercado e de acordo com a nossa capacidade. Trabalhamos com um crescimento focado na compra e na venda certa.”

Para ele, a estrutura enxuta e simplificada também são características da empresa que viabilizam a tomada de decisões de forma rápida e efetiva. Além disso, ressalta a importância da credibilidade para que pudesse se consolidar no mercado. “Para crescer tem que estar na hora certa e no lugar certo e passar credibilidade”, avalia.

“Somos a única empresa familiar processadora de tabaco. Nossa estrutura de empresa permite que decisões sejam tomadas de forma rápida e simplificada. Para nós, é uma felicidade chegar ao patamar que chegamos. Agradecemos aos produtores rurais, que garantem a matéria-prima, aos colaboradores, transportadores, fornecedores, instituições financeiras e a todos os clientes. Agradecemos a Venâncio Aires por ter nos acolhido. Vamos crescer juntos.”
MOACIR MARASCA – Presidente da Tabacos Marasca

Família Marasca: Vânia e Moacir com os filhos Maciel, Marconi e Mairon (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

Confira o caderno especial de 25 anos da Marasca:



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido