A empresa Tabacum Interamerican Comércio e Exportação de Fumos Ltda, foi agraciada com a 40ª edição do Prêmio Exportação RS na categoria Destaque Setorial. A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira, 25, à noite, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre.
Além do Prêmio Exportação RS 2012, a Tabacum já foi agraciada como outros prêmios, sendo eles: Destaque Gaúcho Empresarial 2005; Mérito Empresarial do Rio Grande do Sul 2006; Comenda Rotária 2009/10; e, Comenda Rotária 2011/12. Nesta categoria estão as empresas que se destacaram como exportadoras no seu setor de atividades, incluindo os clusters mais significativos presentes no território gaúcho, adotando soluções criativas e inovadoras e constituindo-se em efeito-demonstração e referência para outras empresas, bem como acarretando efeitos benéficos para a microrregião onde está instalada. O reconhecimento simboliza o trabalho que as empresas e o governo estão realizando para retomar o espaço do Rio Grande do Sul no cenário de exportações do Brasil.
A Tabacum está no mercado há nove anos, ou seja, desde a sua fundação e atua no comércio, exportação e industrialização (processamento) de tabaco. A empresa vem sempre buscando novos parceiros, mas atualmente, mais de 90% do tabaco que é exportado é destinado para países do Oriente Médio, ásia, áfrica, Europa, entre outros mercados. Devido às estratégias de marketing e o crescente demanda de tabaco em países da ásia e Oriente Médio, este número tende a crescer.
Entre os planos de expansão, a Tabacum tenciona aumentar o número de clientes. Além disso, a empresa possui ações planejadas de marketing, como a participação em feiras, anúncios em revistas do segmento de tabaco, bem como, a visitação aos clientes e vice versa. A empresa tem foco nas exigências do cliente, proporcionando produtos de alta qualidade e modernizando o seu parque industrial, para garantir aos mais variados mercados, total satisfação.No momento, a empresa conta com 95 funcionários efetivos com grande experiência no ramo.
Ao comentar sobre o que significa o Prêmio Exportação RS 2012, o diretor, Christopher Jones, comenta que a Tabacum foi destaque por adotar ideias inovadoras na gestão de negócios de exportação de tabaco para os mais diversos mercados mundiais e orgulha-se por esta conquista. “Isso mostra a importância da empresa no desenvolvimento regional”.
Além da Tabacum Interamericam, da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari ainda receberam o prêmio outras empresas. A Souza Cruz na categoria Trajetória Exportadora Master – Empresas que apresentaram trajetória exportadora muito expressiva, situando-se entre as maiores exportadoras do RS por um período longo (três anos) e com taxa de crescimento significativa. A Minuano de Lajeado. Na categoria Dinamismo Exportador – empresas que se destacaram pela elevada taxa de crescimento no valor das exportações totais, entre as 40 maiores empresas exportadoras. A Imply Tecnologia Eletrônica, de Santa Cruz do Sul, Empresas que se destacaram na consolidação da marca, gestão dos canais de distribuição e comercialização.
Empresas vencedoras 2012
CATEGORIA QUANTITATIVADestaque ExportadorBraskem, de Porto AlegreTrajetória Exportadora MasterMarcopolo S.A, de Caxias do Sul e Souza Cruz e Stihl Ferramentas Motorizadas, de São LeopoldoDiversificação de MercadosTanac, de Montenegro; Epcos do Brasil, de Gravataí; Paquetá, Sapiranga; Fras-le, de Caxias do Sul; e, Conservas Oderich, de São Sebastião do CaíDinamismo ExportadorAEL Sistemas, de Porto Alegre; BSBIOS Energia Renovável, de Passo Fundo; Camera Agroalimentos, de Santa Rosa; Cooplantio, de Eldorado do Sul; Marasca Comércio de Cereais Ltda., de Cruz Alta; Minuano, de Lajeado; Philip Morris, de Curitiba; e, TMSA, Tecnologia em Movimentação, de Porto AlegreDinamismo Exportador – Trading (nova categoria)America Trading, de Passo Fundo e Euricom Brasil, de Pelotas
CATEGORIA QUALITATIVADestaque MercadológicoImply Tecnologia Eletrônica, de Santa Cruz do SulDestaque SetorialAgropecuário: Cooapampa, de São GabrielAlimentos: Comercial Pelotas, de Pelotas; Frigorífico Silva, de Santa MariaAutopeças: DANA, de Gravataí; KEKO SA, de Flores da Cunha,Fumageiro: Tabacum Interamericam, de Venâncio AiresMáquinas e equipamentos: Ortobrás, de Barão; SAUR, de PanambiMáquinas e implementos agrícolas: Jan, de Não-Me-Toque; Semeato, de Passo Fundo; Stara, de Não-Me-ToqueMetalúrgico: Medabil Sistemas Construtivos, de Porto AlegreQuímico: Artecola, de Campo Bom; Noko Química, de PortãoServiço de Assessoria e Consultoria: South Service Trading, de Porto AlegreServiço de Tecnologia da Informação: Systemhaus, de Novo HamburgoTêxtil: ITM – Industria êxteis H. Milagre, de FarroupilhaDestaque Avanço GlobalMK Química, de PortãoDestaque Pequeno Desbravador Internacional (nova categoria)Casquinha Moda em Madeira, de Campo BomDestaque Serviços de Suporte à ExportaçãoHamburg Sud Brasil, de Porto AlegreDestaque Inovação TecnológicaNexteer Automotive, de Porto Alegre