A vinda do governador Tarso Genro à 12ª Festa Nacional do Chimarrão rendeu mais do que uma visita oficial à festa que evidencia o símbolo do Rio Grande. O momento oportunizou que demandas fossem lembradas e repassadas ao Chefe do Executivo gaúcho pelo prefeito, Airton Artus.
Tarso, atento às necessidades, se mostrou preocupado e em sintonia com o governo municipal. E foi justamente a harmonia entre as esferas municipal e estadual que fez com que o governador confirmasse que Venâncio Aires será sede de um encontro regional interiorizado do Governo do Estado, o chamado ‘Governo no Interior: Encontros para o Desenvolvimento’. “Uma oportunidade de debater o desenvolvimento regional”, definiu o vice-prefeito Giovane Wickert, que ao lado de Artus vinha viabilizando e articulando este encontro desde a entrega oficial do convite, no dia 12 de abril.
Segundo Wickert, o projeto, que promove debates com o primeiro escalão do governo estadual, é semelhante ao que ocorreu no início de abril, em Taquari, voltado às demandas do Vale do Taquari. Desta vez, a Capital Nacional do Chimarrão sedia o encontro regional dos municípios do Vale do Rio Pardo. Ainda sem data agendada, a expectativa é de que o encontro ocorra entre os meses de junho e julho. “Venâncio Aires vive uma oportunidade de receber pelo menos três vezes seguidas o governador. A primeira foi durante a Fenachim, agora durante o Encontros para o Desenvolvimento e, certamente, ele estará presente no Acendimento da Chama Crioula, em agosto”, ressaltou Giovane.
O vice-prefeito explica que o projeto é um espécie de descentralização do governo, no entanto, voltado a um dia de debates sobre o potencial regional, abordando temas como saúde, educação, infraestrutura, entre outros. “Nós levantamos pautas para que o governo estadual possa fazer um trabalho mais específico na nossa região e fique por dentro das prioridades”, acentuou.
Para o petista Giovane, sediar um encontro deste porte evidencia a representatividade que Venâncio tem na região e no estado. Além de ser o centro entre os dois Vales, o município é o segundo maior do Vale do Rio Pardo em população e economia. “Venâncio tem um destaque em relação à exportação, às agroindústrias, e é o segundo município do país com mais pequenas propriedades”, destaca. Acrescenta que o município ganha importância neste cenário, pois consegue abranger três eixos importantes, que são a agricultura, a indústria e os serviços. “Certamente será um encontro rico em debates”.
PARTICIPAçãO
O Governo no Interior: Encontros para o Desenvolvimento é uma das ações do sistema de Participação Cidadã, assim como as Interiorizações e os Diálogos CDES, que têm por objetivo conectar as ações do Governo às prioridades de cada região.