à frente da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires desde o dia 1º de janeiro, o presidente Telmo Paulo Kist (PDT) fala das mudanças e alterações que promoveu na parte funcional da Câmara de Vereadores. O objetivo, ressalta ele, é a otimização de resultados.
Kist apresenta algumas das ações já desenvolvidas, como por exemplo, foi extinto o turno único na casa e, com isso, o atendimento é das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h. Ele passou a realizar uma reunião semanal com os funcionários da Casa, sempre às segundas-feiras, às 7h30min, e os assuntos de interesses dos assessores são depois repassados em reunião às 9h30min pelo Diretor Legislativo, César Ernsen.
Outra mudança foi a retirada do balcão que dividia o atendimento ao público com os funcionários da secretaria. “O ambiente ficou menos formal e mais receptivo à prestação dos serviços da Câmara. Instalamos um telão no Plenário Vicente Schuck onde são prestadas informações sobre o que está sendo apreciado na sessão legislativa”, frisa. Kist coloca que foram reativadas as reuniões de comissões e cada tema tem o seu destino nas mesmas, que depois de discutido, é apresentado em um encontro com todos os vereadores às 18h, de segunda, uma hora antes de ir à votação, afim de serem dirimidas todas as dúvidas sobre o tema apresentado. “Na hora da votação em plenário, o relator do projeto inicia a discussão lendo o seu relatório para apreciação e deliberação”.
Desde a primeira sessão realizada no dia 7 de janeiro, a Câmara passou a cronometrar o tempo dos apartes. Pelo regimento interno da Casa, ele é de apenas um minuto e deve versar sobre o tema abordado pelo vereador na tribuna. “O tempo máximo de um vereador na tribuna não pode ultrapassar 20 minutos, com todos os apartes concedidos. Até aqui, nossas reuniões têm finalizado no tempo certo, ou seja, às 22h”, salienta Kist.
A presidência também iniciou a padronização dos documentos em tramitação na Casa, como ofícios, requerimentos e proposições e contratou um curso de Formação Legislativa para o dia 29 de janeiro, durante todo o dia, na Câmara, aberto a vereadores, assessores e funcionários dos poderes Executivos de Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.
Na próxima semana, a presidência estará se reunindo com profissionais do PGQP de Venâncio Aires para instalar na Câmara um sistema de Qualidade de Gestão, adequando a Casa Legislativa aos padrões de Gestão já instalados na iniciativa privada.
Um dos pontos que Kist julga o mais importante até aqui da sua gestão, é a transparência dos serviços prestados. Tudo o que vai ser lido ou votado na sessão ordinária é repassado aos vereadores, via e-mail, até as 10h do dia da sessão. Também a ata da sessão anterior é enviada via e-mail na sexta-feira para análise e correção, antes da votação de segunda. E, ao final da sessão de segunda-feira, a jornalista Fernanda Bergmann, envia release à imprensa de tudo o que aconteceu na sessão, colocando inclusive no site da Câmara os áudios dos pronunciamentos dos vereadores. “São algumas das mudanças que estamos efetuando. Outras virão na próxima semana e todas estão focadas na qualidade de gestão”, adianta Kist.