
Venâncio Aires volta neste ano a apresentar o maior espetáculo natalino voluntário à céu aberto do Rio Grande do Sul. Trata-se do teatro social “Luzes do Menino Deus”, que será encenado em 19 de dezembro. A atração será desenvolvida na Travessa São Sebastião Mártir. A intenção é recrutar de 60 a 80 voluntários que serão os responsáveis por contar a clássica história bíblica que conta o nascimento do menino Jesus.
De acordo com o responsável pelo Departamento Cultural da Secretaria de Cultura e Esportes, Saul Zart, o espetáculo terá duração de aproximada de 1h40min. Ele prevê que serão realizados pelo menos quatro ensaios – sempre às terças-feiras, entre às 19h e 22h. “Podem se inscrever pessoas das mais diferentes idades, tendo ou não experiência em artes cênicas. Nos ensaios serão passadas informações diversas, como postura no palco e gesticulação”, informa Zart.
A peça irá recriar o acontecimento que deu origem à celebração máxima do cristianismo. A realização é da companhia Teatro Social Produções Artísticas, de Teutônia. Para a encenação serão necessários voluntários para papéis definidos, além de homens e crianças para figuração, como soldados, anjos e populares.
Todos receberão vestimenta adequada e os interessados serão designados conforme o perfil necessário para a interpretação de cada personagem. Entre os personagens a serem destacados na peça, estão nomes célebres como Maria, Matusalém e Heródes. Informações e inscrições podem ser obtidas junto à Secretaria de Cultura e Esportes, na rua Osvaldo Aranha ou pelo fone 3983-1093.
DEMAIS ATRAÇÕES
A peça teatral faz parte da programação natalina do município, que neste ano inicia no dia 30 de novembro com a chegada do Papai Noel. Nos dias 6,7,8 e 9 de dezembro ocorre o 3º Cena Cultural na Praça Evangélica.
Já as atrações do projeto Natal Cor & Magia retomam no dia 19 com a encenação do teatro social “Luzes do Menino Deus”. As demais atrações serão desenvolvidas em palco que será montando na Travessa São Sebastião Mártir. O projeto Natal Cor & Magia está em captação e é financiado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Até o dia 23 se apresentam Tchê Guri – Especial de Natal; Orquestra de Venâncio Aires; Grupo Tholl com o espetáculo circense “No Natal daquele ano”; Gemp – Espetáculo de Natal; Corsários inversos – Espetáculo Natal Pirata; Jefs Stúdio de Danças; grupo de teatro De pernas pro ar – Espetáculo Trovadores de Natal e Mágico Lui.