Embora o inverno tenha começado no mês passado, desta vez não vieram com ele apenas as baixas temperaturas. Quem ‘deu as caras’, também nesta estação do ano, foi o calor, como foi possível notar nos últimos dias. Ontem, por exemplo, há quem optou por deixar o casaco de lado e usar roupas mais leves, como camisetas. O calorzinho continua, pois, nos próximos dias, uma massa de ar seco e quente atuará sobre o estado.
A mesma impedirá que as frentes frias avancem sobre a região e tragam pancadas de chuva. Com isso, os próximos dias serão ensolarados, e haverá temperatura mais elevada no período da tarde.
De acordo com a coordenadora do Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates, Fabiane Gerhard, hoje, o dia pode começar com nevoeiro em pontos localizados. Quando o mesmo passar, o sol predominará. As temperaturas sobem e conferem uma tarde com mínima de 13°C e máxima de 27°C.
PASSEIO
Quem não deixou de aproveitar o calor na tarde de ontem foi a dona de casa Cenice Göttems, 31 anos. Na companhia do filho, o pequeno Matheus Henrique, 2 anos, e de Stéfani Göttems, 14 anos, e Jéssica Giehl, 16, tomou um sorvete para se refrescar. Segundo Cenice, sempre que as temperaturas elevam, ela não abre mão de saborear o doce, pois o filho adora. Sobre o calor em pleno inverno, com um sorriso, ela destaca: “Nem parece que temos inverno, está quente, parece verão.”
VENDASQuem sente os prejuízos nos dias frios, é a sócia-proprietária de uma sorveteria de Venâncio Aires, Júlia Vian, 22 anos. Conforme ela, as vendas do produto no inverno diminuem até 50%. Além disso, para não perder tanto na referida estação, a empresa busca investir na venda de outros produtos, como creps, churros, chocolates e lanches variados. “Dias mais quentes, como nesta semana, colaboram muito para as nossas vendas”, acrescenta.
ALTERNATIVASNa sorveteria em que Ernani Sehnem, 52 anos, é proprietário, a situação não é muito diferente. As vendas diminuem no inverno cerca de 75%. De acordo com ele, como a empresa fica aberta independente da estação do ano, uma das alternativas encontradas quando o frio toma conta, é comercializar churros e chocolate quente. Ernani não nega que fica feliz com as altas temperaturas: “Uma semana quente no mês, em meio a outras frias, tira a despesa. Voltamos a vender soverte, porque esse é o nosso carro-chefe.”
Previsão do tempo
Confira a seguir como serão os próximos dias de acordo com dados fornecidos pelo Centro de Informações Hidrometeorológicas da Univates.
Quinta-feira: O tempo permanece firme e ensolarado, sob influência do ar seco. A temperatura inicia amena, mas sobe rápido, com mínima de 14°C e máxima de 27°C.
Sexta-feira: O ar seco e quente define as condições do tempo e, ao longo do dia, o sol predomina na região. A temperatura fica elevada de novo no período da tarde, para esta época do ano. Com mínima de 14°C e máxima de 28°C.
Para o fim de semana, de acordo com o que os prognósticos indicam no momento, a tendência é de que o tempo se mantenha firme e ensolarado, com tardes quentes.