A Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social anunciou revisão dos critérios de seleção para os novos contemplados em programas habitacionais em Venâncio Aires. Em conjunto com o Conselho Municipal de Habitação foi definida que a ordem de inscrição na fila de espera por moradia contará como critério de desempate entre famílias que cumprirem os requisitos do programa federal. A mudança visa beneficiar pessoas que aguardam anos na fila e ainda não foram beneficiadas com moradia.

Prestes a selecionar mais 256 famílias que estarão aptas a habitar o novo condomínio popular Residencial Bela Vista, a Administração Municipal realiza a reavaliação dos cadastros com visitas domiciliares a maioria dos inscritos. “Nossa intenção era realizar visita a todos os cadastrados para confirmar os dados e as necessidades familiares, no entanto, muitos cadastros estão desatualizados e as pessoas não estão sendo encontradas”, revela a secretária Ana Cláudia do Amaral Teixeira.

Desde que iniciaram os trabalhos de análises cadastrais e visitas domiciliares, centenas de cadastros com problemas de informações, duplicidade de membros da mesma família ou com pessoas já contempladas foram excluídos. De mais de cinco mil cadastros iniciais, cerca de 3.400 pessoas seguem na fila por uma casa subsidiada em Venâncio Aires.

Seguindo diretrizes nacionais, para ter direito a unidade habitacional pelo programa Minha Casa, Minha Vida o cidadão deve estar inscrito no Cadastro único da Assistência Social, residir há pelo menos cinco anos na cidade, ter renda familiar mensal de até R$ 1.600,00 e nunca ter sido beneficiado com programa habitacional anteriormente. Além disso, em Venâncio Aires, a seleção segue outros critérios próprios, como a prioridade para deficientes, idosos e mulheres chefes de família. “Para garantir ainda mais justiça ao processo, passaremos a contemplar também a ordem na fila, evitando assim que pessoas recém–inscritas sejam contempladas antes daqueles que esperam por anos a casa própria”, explica Ana Cláudia.

O Residencial Bela Vista, com 256 apartamentos, deve ser inaugurado até o final do ano. Já a primeira lista de contemplados pode ser divulgada dentro de 60 dias. O condomínio Bela Vista, a maior obra na área habitacional já realizada no município, conta com apartamentos de 50,79 m2, além de completa infraestrutura com salão de festas, quiosques com churrasqueiras, quadras de areia, playground e vagas de estacionamento para todas as unidades.