Terceira Idade recebe orientações sobre DST’s e serviços de saúde

Atividades de dança, verificação de pressão, conscientização sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e distribuição de preservativos serão oferecidas, hoje à tarde, às pessoas com mais de 60 anos, durante o Baile da Terceira Idade no Grêmio Recreativo 7 de Setembro.

A observação é da gerente operacional da unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Venâncio Aires, Sandra Schiefelbein. Esses serviços de Saúde fazem parte da PROGRAMAÇÃO em comemoração ao Dia do Idoso transcorrido em 1° de outubro. Sandra lembra que a parceria do Sesc é com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Gabinete da Primeira Dama e Secretaria da Saúde.

A enfermeira coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Cristina Telles, fala da importância da prevenção às DST’s na terceira idade. Ela chama atenção pelo fato de que, nós últimos três anos, aumentou o número de pessoas com o vírus HIV, maiores de 60 anos. Destaca também os casos de pessoas que se enquadram nessa faixa etária e são portadoras de outras enfermidades transmitidas sexualmente, como a sífilis.

Conforme explica, muitas vezes, os idosos podem não utilizar o preservativo, pois, antigamente, não existiam as doenças. “Eles podem aproveitar a vida, mas tem que se proteger”.

De acordo com informações do endereço eletrônico www.giv.com.br os índices de Aids nessas pessoas têm aumentado também em várias cidades do país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, dois por cento da população que faz parte do grupo é portadora do vírus.

O site www.portaldaterceiraidade.com.br diz que o Brasil tem sido pioneiro de iniciativas na prevenção da doença e, provavelmente, é um dos primeiros países do mundo a tratar o tema da sexualidade e da enfermidade com os idosos.

 

OFICINA

Amanhã, ocorrerão oficinas de ginástica no Espaço Vida da Unimed em três horários. Serão nas 14h, 15h e 16h. Inscrições podem ser feitas pelo telefone 3741 5668.