Foto: Cristiano Wildner / Folha do MateAmanda e Daiane fizeram a prova no domingo no CAJ
Amanda e Daiane fizeram a prova no domingo no CAJ

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O texto dissertativo-argumentativo poderia ter até 30 linhas. Além disso, foi necessáro desenvolvê-lo a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

O texto dissertativo-argumentativo precisou ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor precisava estar fundamentada com explicações e argumentos. As estudantes Daiane Baumgarten, 16, e Amanda Staub 16, destacaram que embora o tema e a formulação do enunciado tenham sido considerados complexos e desafiadores, elas gostaram da oportunidade de refletir sobre um assunto bastante presente no noticiário atual, sobre o qual muitos têm opinião formada.

Vida acadêmica

Daiane, que reside em Linha Hansel, pretende cursar algo na área de saúde, ela quer medicina veterinária ou enfermagem. Já Amanda, que mora em Linha Tangerinas, pretende seguir na área das exatas. No momento a graduação mais pretendida é de ciências contábeis. Ambas estão no Ensino Médio e estudam na Escola Cônego Albino Juchem (CAJ), instituição em que também fizeram a prova neste domingo.

Domingo dia 11

Neste domingo foram aplicadas as provas de Linguagem, Ciências Humanas e Redação em que os estudantes tiveram cinco horas e meia para resolver as questões. As provas do Enem terminam no próximo domingo, dia 11, com a realização dos testes de Ciências da Natureza e Matemática.

Venâncio Aires

Em Venâncio Aires, 1.173 candidatos estavam aptos a realizar o exame. As provas foram aplicadas, além do CAJ, também na Escola Monte das Tabocas e no Colégio Professor José de Oliveira Castilhos.