Em cerca de três horas, na manhã desta quarta-feira, 25, as doses da vacina da gripe disponíveis no sistema drive-thru (sem sair do carro) se esgotaram. Cerca de 700 vacinas foram aplicadas. A vacinação para idosos ocorreu na rua Tiradentes em frente à Praça Henrique Bender (Praça Evangélica), e gerou fila de carros para receber a imunização. O congestionamento na rua Tiradentes ultrapassou o cruzamento com a Sete de Setembro, e foi orientado por profissionais de trânsito.
O segundo lote de vacinas conta a Influenza para grupo de risco – idosos e profissionais da saúde – começou a ser aplicado na manhã desta quarta-feira. Além do ponto de vacinação drive-thru, as doses foram oferecidas nas Unidades de Palanque, Estância Nova, Vila Arlindo, Tangerinas, Deodoro e Centro Linha Brasil. E na região urbana o atendimento será nos Postos do Bairro Macedo, Gressler, Santa Tecla, Caic e em frente à Farmácia Municipal.
Ao todo, foram disponibilizadas 2,1 mil vacinas, além das 3,7 mil aplicadas na segunda-feira. Na próxima semana o drive-thru deve receber mais vacinas. “É importante que as pessoas tenham a consciência de que esta vacina não protege contra o coronavírus, mas é uma maneira de resguardar os mais vulneráveis contra doenças respiratórias. E essas pessoas deixam de procurar os prontos socorros dos hospitais, diminuindo a transmissão e aumentando o diagnóstico preciso do Covid-19”, salienta o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber.
FASES DA CAMPANHA
Na Capital do Chimarrão a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza é voltada para mais de nove mil idosos (pessoas acima de 60 anos) e mais de três mil profissionais da saúde.
A partir de 16 de abril, o público-alvo se estende para professores, profissionais das forças de segurança e de salvamento e pacientes com doenças crônicas, como hipertensão, asma, diabetes.
Crianças de seis meses a menores de seis anos completos devem se vacinar contra a gripe no dia 9 de maio, dia D da campanha. Nesta data, a vacinação engloba também toda a população, e grupos como adultos entre 55 e 60 anos incompletos, gestantes, puérperas (aquelas que deram à luz recentemente) e indígenas devem se proteger.
A campanha se estenderá até 23 de maio em todos os postos de saúde do Brasil e toda a população tem de tomar a vacina.
*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura.
*Texto atualizado às 12h02min.