Teto de ocupação é retirado, mas máscaras seguem obrigatórias no RS

-

O Governo do Estado oficializou, no Diário Oficial do Estado publicado nesta sexta-feira, 19, os novos protocolos de Covid-19 no Rio Grande do Sul. Com o decreto, que tem validade a partir deste sábado, 20, algumas regras se tornaram recomendações, com exceção de quatro protocolos que seguem obrigatórios para toda a população gaúcha, entre eles, o uso da máscara. Apesar de o Maranhão, Distrito Federal e a cidade do Rio de Janeiro já terem flexibilizado o uso de máscaras em ambientes abertos, o governo gaúcho cita que este protocolo está definido em lei federal. A multa para quem não usar máscara – que deve cobrir nariz e boca – será mantida, com exceção do não uso de máscara por pessoas de 3 a 12 anos.

Também segue obrigatório o isolamento domiciliar em casos de suspeita ou confirmação de Covid; a disponibilização de água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores; e apresentação do comprovante vacinal antes de entrar e para permanecer em eventos e atividades de maior risco ou aglomeração. A principal mudança é a retirada do teto de ocupação dos ambientes abertos e fechados.

Na opinião do prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, já seria possível flexibilizar o uso da máscara em ambientes externos, mas é preciso respeitar o decreto do Estado.
Durante a apresentação dos novos protocolos, o governador Eduardo Leite explicou que diante da estabilidade dos indicadores, o Gabinete de Crise resolveu dar esse ‘passo’, reduzindo as exigências e priorizando a responsabilidade de cada pessoa pela proteção individual e coletiva. “É preciso que todos colaborem e continuem se cuidando”, pontuou o governador.

Protocolos gerais obrigatórios
• Usar máscara bem ajustada e cobrindo boca e nariz, principalmente em locais fechados ou com maior número de pessoas. O uso obrigatório de máscara é definido pela Lei Federal 14.019, de julho de 2020.
• Manter e garantir o isolamento domiciliar de pessoas e contactantes dessas pessoas com suspeita de Covid-19 até acesso à testagem adequada e, em caso de confirmação, evitar a realização de atividades fora de casa.
• Disponibilizar água e sabão ou álcool 70% para público e trabalhadores, para limpeza frequente das mãos.
• Apresentar o comprovante vacinal antes de entrar e para permanecer em eventos e atividades de maior risco ou aglomeração.

Protocolos gerais recomendados
• Manter uma distância segura de no mínimo 1 metro (um braço estendido) em relação a outras pessoas que não fazem parte do convívio diário.
• Dar preferência à realização de atividades em locais abertos ou garantir a renovação natural do ar, com portas e janelas bem abertas ou sistema de circulação de ar.
• Completar a vacinação, tomando a primeira e a segunda doses, bem como dose de reforço quando estiver no prazo.
• Exigir e apresentar comprovante vacinal antes de entrar e para permanecer em quaisquer atividades, como medida de proteção e sensibilização coletivas sobre a importância da vacinação.
• Fazer teste para Covid-19 antes da participação em atividades com maior aglomeração de pessoas e apresentar o comprovante negativo ao ingressar no local.
• O ideal é que o teste seja realizado o mais próximo possível da atividade ou evento em que seja obrigatório, no máximo nas 72 horas anteriores.
• O comprovante negativo a ser apresentado deve ser o de um teste antígeno para Covid com coleta de swab nasal, que pode ser tanto com teste rápido de antígeno ou por exame para Covid-19 por RT-PCR.

Venâncio tem 78,2% da população adulta vacinada

Desde que iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19, mais de 105 mil doses já foram aplicadas em Venâncio Aires. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que 78,2% da população adulta da Capital do Chimarrão está com o esquema vacinal completo contra o coronavírus, ou seja, receberam duas doses ou dose única. Se considerar apenas uma dose, o percentual de Venâncio chega a 92,2% entre as pessoas com mais de 18 anos. No município, as doses já são ofertadas para a população acima de 12 anos.
Conforme o Governo do Estado, os municípios com 90% da população adulta com o esquema vacinal completo ficam autorizados a adotar o comprovante de vacinação como recomendação, e não exigência, em todas as atividades, incluindo as de maior risco. Na microrregião, conforme consulta realizada pela Folha do Mate na tarde desta sexta-feira, 19, Mato Leitão e Vale Verde já atingiram esse índice, com 93,5% e 90,3% respectivamente. Passo do Sobrado está com 82,2% da população adulta com esquema vacinal completo. Santa Cruz do Sul tem 87,1% e Lajeado atinge 79,6%.

Conforme a assessoria de imprensa do Palácio Piratini, no entendimento do Gabinete de Crise, 90% de vacinados representa maior segurança quanto ao risco de contágio. “Os municípios que chegaram a 90% do esquema completo já vacinaram praticamente todas as pessoas, é o índice recomendado em qualquer campanha vacinal. Nesses locais, com esse contingente imunizado, as pessoas estão mais protegidas, por isso podemos colocar em prática esse novo modelo de diferenciar pelo andamento da vacinação”, disse a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, nessa semana, durante anúncio dos novos protocolos.
Nas cidades que ainda não atingiram esse percentual, o comprovante vacinal segue obrigatório em atividades de maior risco ou aglomeração, como competições esportivas, eventos de entretenimento (festas) e casas noturnas, cinemas, teatros, shows e demais ambientes de espetáculo, feiras, exposições e congressos.

Para o prefeito Jarbas da Rosa, o mais importante, nesse momento, é avançar na vacinação. “A população precisa fazer a sua parte, completar a vacinação. É por isso que estamos mantendo um calendário de vacinação, inclusive proporcionando à população um horário especial de vacinação, neste sábado, 20, das 8h às 11h30min, no centro de Venâncio”, destaca. Ele observa que os números oficiais são um pouco superiores ao registrado no sistema do Estado, pois os dados são atualizados diariamente.

O chefe do Executivo salienta que o momento que Venâncio e o estado vem passando, mostra estabilidade, com a redução de casos diários e internações hospitalares. “Inclusive tivemos grandes eventos nos últimos dias no município, e observamos que não houve aumento de casos, que a situação segue estável”, analisa. Segundo Jarbas, que é médico, é preciso estar atento aos cuidados básicos e não perder a oportunidade de receber a terceira dose. “Aquilo que se falava lá no início da vacinação, de que a imunização contra a Covid-19 entraria para nosso calendário vacinal, se mostra cada vez mais real”, frisa.

Dados da vacinação em Venâncio Aires

  • 78,2% da população adulta com esquema vacinal completo
  • 92,2% da população adulta com pelo menos uma dose
  • 62,9% da população em geral (12 anos ou mais) com esquema vacinal completo
    *Data e hora da consulta: 19 de novembro, às 20h
    Fonte: vacina.saude.rs.gov.br


Letícia Wacholz

Letícia Wacholz

Atua há 15 anos na Folha do Mate e desde 2015 é editora da Folha do Mate. Coordena a produção jornalística multiplataforma do grupo de comunicação. Assina a coluna Mateando, a página 2 do jornal impresso.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido