Eles poderiam embarcar em um avião, ir de cidade em cidade e conhecer os pontos turísticos das mais variadas regiões do Brasil. Seria mais rápido e cômodo. Mas a aventura do publicitário e produtor cultural Emerson Tuta Santos, 34 anos, e da balconista Jennifer Veturazi, 21, predomina uma vivência diferente à rapidez de um transporte aéreo.
É ela, Yolanda, uma Volkswagen Kombi 2007, quem vai levar o casal para conhecer mais das belezas escondidas pelo país. A data prevista para a partida é 20 de março.
A ideia da viagem de Kombi surgiu de Emerson, quando pegou carona em uma com um italiano em uma viagem pelo Uruguai. “Eu já tinha experiências em viagens estilo ‘mochilão’ acampando e viajando de bicicleta. A Kombi é muito dinâmica, com ótimo espaço interno, bom tamanho para deslocar em meio ao trânsito de cidades e de fácil manutenção”, relata.
A intenção de Emerson e Jennifer é seguir pelo Centro do país até o Maranhão e retornar pelo litoral. O casal quer aproveitar para fazer passeios de bug, barco, mergulho, entre outras opções disponíveis em cada local. “Nosso orçamento não permite em cada lugar dispor de tudo isso, então é importante saber onde é o ponto diferenciado de investir em cada opção. Da mesma forma a questão da culinária, estamos pesquisando sobre pratos típicos para saber encontrar estes sabores diferenciados com um bom custo-benefício”, destaca Tuta.
Yolanda pertence ao casal há quase dois anos. Desde então, vem passando por reformas para adequações internas necessárias para uma viagem mais longa.
MAIS LONGEA viagem no Brasil é para adquirir experiência e futuramente seguir para América do Sul, indo até Ushuaia, seguindo pela Cordilheira dos Andes e costa do Pacífico (Chile, Peru, Colômbia, Bolívia). A intenção do casal é viajar durante um ano neste primeiro momento. “Nossa principal intenção é o turismo ecológico e o litoral. Vamos buscar conhecer regiões com belezas naturais. Passaremos em algumas cidades grandes, pois é interessante também a parte histórica e efervescência cultural”.
Para nós, viajar é conhecer as pessoas do mundo e se dar conta que o mundo é bonito pelas pessoas que habitam ele. Felicidade é dividir momentos. A vida é a arte do encontro.”
EMERSON TUTA SANTOSPublicitário e produtor cultural
Emerson e Jennifer vão levar as bicicletas durante a viagem. Eles acreditam que passeios de bike vão agregar muito ao passeio. Além de conhecer paisagens incríveis, a intenção do casal é trocar experiências com as pessoas de cada local.
Por que Yolanda?Emerson: “Me agradava a ideia de dar um nome à Kombi, assim como muitos ‘kombeiros’ fazem. Quando comprei ela, coincidentemente escutei a música Yolanda, na versão do Chico Buarque, composta pelo cubano Pablo Milanés. Me agradou o nome e a relação com a cultura latina. E agreguei a representatividade da mudança cantada na letra. No caso da música era o nascimento de uma filha, já no nosso de um projeto na Kombi.
Preparativos para a viagem
1 MECÂNICA – O casal fez todas as revisões no veículo e trocas preventivas. A intenção é fazer tudo que for necessário aqui com um mecânico de confiança.
2 KOMBI HOME – A principal finalidade é dormir na Kombi e ter suporte para cozinhar. Foi instalado um banco-cama, móveis, e um reservatório de água.
3 SEGURANÇA – Emerson e Jennifer já fizeram três viagens de aproximadamente 20 dias, só dormindo na Kombi. A intenção é passar a noite em postos de combustíveis e campings.