O índice do reajuste no piso mínimo pago aos trabalhadores do ramo de calçado e vestuário está em pauta. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão, João Émerson Dutra de Campos, no caso do setor do vestuário, que tem como data-base o mês de agosto, a convenção coletiva já foi assinada no dia 11 de setembro, garantindo aumento de 2% em agosto e de 1,61% no mês de novembro.

Assim, conforme informado por Campos, o piso mínimo da categoria passou a ser de R$ 1.226,04 em agosto – a partir de fevereiro do próximo ano, passará para R$ 1.245, 78. “No setor do vestuário conseguimos manter todas as cláusulas da convenção e os direitos dos trabalhadores. Isso é bem importante para a categoria, principalmente por causa da reforma trabalhista”, destaca o presidente.

Calçado 

Em relação à categoria do calçado, Campos explica que a situação é diferente, pois a negociação do reajuste salarial ainda não está finalizada. Segundo o presidente da entidade, isso está acontecendo porque o sindicato patronal – que representa as empresas do ramo – enviou uma proposta que desagradou a categoria. “Eles querem ficar livres para mexer no salário e horário do almoço e isso o sindicato não concorda”, salienta.

Campos ainda pondera que a data-base do setor do calçado também é agosto e que no mês de junho a entidade que representa os trabalhadores enviou a pauta para o sindicato patronal, que por sua vez enviou uma proposta na última semana. “Se nos próximos dias não houver um avanço, vamos chamar a categoria do calçado para uma assembleia com o objetivo de definirmos algumas formas de mobilização para tentar evoluir”, compartilha, ao comentar que nesta semana o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário de Venâncio Aires e Mato Leitão enviou uma resposta para a proposta do sindicato patronal.

Festa 

No dia 27, o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Calçado e do Vestuário promove a tradicional festa dos associados com sorteio de prêmios. O evento ocorre na Comunidade São Lucas, no bairro Aviação, a partir das 13h. Os trabalhadores podem retirar os números para concorrer aos prêmios até hoje, na sede da entidade ou com membros da diretoria do sindicato nas empresas onde atuam.