Apresentações começaram pela manhã e se estenderam até o fim da tarde
Apresentações começaram pela manhã e se estenderam até o fim da tarde (Foto Caco Villanova)

A segunda Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) começou, oficialmente, no início da tarde deste sábado, 27, com abertura oficial no Parque Municipal do Chimarrão. Durante o ato, que contou com presença de autoridades locais e lideranças tradicionalistas da região e do estado, aconteceu homenagem ao jovem Arthur Ferreira, morto aos 18 anos e que, apesar de pouca idade, deixou um legado de amor ao Rio Grande do Sul e às tradições.

Família de Arthur Ferreira recebeu homenagem ao jovem tradicionalista (Foto Caco Villanova)

O espetáculo foi oficialmente aberto pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Após solenidade, Alessandro Gradaschi comentou sobre manifestações de lideranças locais, a respeito da intenção de repetir a Inter-regional Enart em Venâncio Aires no ano que vem e também do Enart, futuramente. Ele elogiou a estrutura do Parque, mas falou que trazer a Inter depende do grupo de coordenadores, que são 30, e pelo Conselho Diretor. “Já se colocar à disposição para o evento do próximo ano é importantíssimo para nós. “É maravilhoso o acolhimento das pessoas. Como o prefeito [Jarbas da Rosa] disse, ao longo dos anos vocês vêm tendo essa expertise de fazer grandes eventos. Não só estaduais, mas nacionais e internacionais. Isso dá uma segurança para nós do movimento”.

Arte e tradição movimenta o Parque do Chimarrão (Foto Caco Villanova)

Ele também elogiou a infraestrutura do Parque. “O tipo de estrutura, a forma, o cuidado, para nós é fundamental e o movimento está sempre parceiro. Certamente essa demanda de trazer novamente a Inter no ano que vem vai ser muito bem recebida.”

Público poderá assistir às apresentações neste domingo, 28 (Foto Caco Villanova)

Com ao Enart, disse que é uma decisão mais difícil de ser tomada. “Dependemos de outros fatores, que é Santa Cruz deve abrir mão. Santa Cruz tem a prerrogativa de ter essa missão de fazer a final”.

Sede do Grupo Folclórico Essência da Tradição foi palco das declamações (Foto: Caco Villanova)

Mais de mil artistas de dez regiões tradicionalistas participaram desse primeiro dia de apresentações, que atraíram público ao Parque Municipal. Também participou da programação, o patrono da Semana Farroupilha do Rio Grande do Sul, Mário Barboza de Mattos, de 100 anos. Ele palestrou para um grupo de tradicionalistas e doou, ao Museu de Venâncio Aires, reproduções em serigrafia de ilustrações, cujos originais foram feitos em nanquim, na década de 1970.

Mário de Mattos palestrou e doou ilustrações suas do Museu de Venâncio Aires (Foto: Caco Villanova)

O espetáculo tradicionalista segue neste domingo, a partir das 10 e meia, com muita música, muita dança, declamações e causos.